setembro 14, 2011

Marijane Lisboa, mais uma voz contra a hidroelétrica de Belo Monte

PICICA: Em documento oficial, os técnicos do IBAMA encarregados de avaliar o estudo de impacto ambiental reconheceram que não tinham condições de atestar o licenciamento ambiental porque faltavam vários elementos de estudo. O governo federal atropelou o parecer técnico, concedeu o licenciamento, mas não conseguiu silenciar nossos corajosos cientistas sociais. Algo semelhante ocorre no que diz respeito ao licenciamento das obras do terminal portuário da Lajes, em Manaus, flagrada em relevantes irregularidades, e sobre o qual a empresa responde vagamente que se valeu de relatórios de eminentes pesquisadores, como se bastasse esse contra-argumento para tapar o sol com a peneira. O Ministério Público Federal e os movimentos sociais estão de olho.

Enviado por  em 15/06/2010
Entrevista com a socióloga e professora da PUC-SP, Marijane Lisboa, sobre os grandes projetos de hidroelétricas na Amazônia.
Lisboa, uma das fundadoras do Greenpeace no Brasil, é atualmente relatora de meio ambiente da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais - DHESCA Brasil.
Após visitar projetos nos rios Madeira e Xingu, incluindo a polêmica Belo Monte, Lisboa aponta diversas irregularidades e violações de direitos humanos e ambientais no processo de aprovação desses grandes empreendimentos de geração de energia.

Nenhum comentário: