outubro 29, 2011

"O jornal Movimento e a Mídia Alternativa" (Correio da Cidadania)

PICICA: Já declarei aqui neste PICICA minha profunda admiração pelo jornalista Raimundo Rodrigues Pereira, editor do memorável tablóide MOVIMENTO, meu jornal "nanico" preferido durante minha formação médica entre 1972/1977, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Amazonas. Tanto que fui o maior vendedor, no mano a mano, do "Movimento" naqueles anos de chumbo. Daqueles tempos guardo na memória os colegas que adquiriram seu exemplar. Não eram poucos. Daí a surpresa quando, junto com outros colegas, fui destituído da comissão de formatura, após denúncia à Polícia Federal, pela ousadia da programação por nós proposta: homenagear o indigente, sobre cujo corpo se aprendia a medicina, além do poeta Thiago de Mello, autor de "Faz Escuro  mas eu Canto", e o cantor e compositor Sérgio Ricardo, autor de músicas de resistência à ditadura militar. Com esse ritual pretendíamos fazer nossa passagem aos compromissos sociais que nos aguardavam. A programação resistiu. As relações, não. Azedaram. Ficou, porém, o registro dos nossos ideais de juventude. Saúdo os colegas Gutemberg, Carlão, Beto, com quem compus a comissão destituída. Parodiando Darcy Ribeiro: não quero estar ao lado dos vencedores. Entre outros episódios marcantes na reconstrução do movimento estudantil, este foi decisivo para o desejo de só andar em boa companhia. Três anos depois estava participando da criação do Partido dos Trabalhadores. Eis que num revés da história, nos últimos anos o PT resolveu andar em más companhias. Mas essa é uma outra história. 

Enviado por  em 27/10/2011
O jornalista Raimundo Pereira concede entrevista exclusiva para Valéria Nader e Gabriel Brito, do jornal Correio da Cidadania - www.correiocidadania.com.br . Raimundo descreve a experiência do Jornal Movimento, à época da ditatura, e fala da mídia anternativa de ontem e de hoje.

***

O jornal Movimento e a Mídia AlternativaImprimirE-mail
SEXTA, 28 DE OUTUBRO DE 2011
Conversar com o jornalista Raimundo Rodrigues Pereira é como reviver os tempos de um outro jornalismo, autêntico e, ao mesmo tempo, efervescente, primordialmente movido pelo espírito investigativo e corajoso, e cujo objetivo essencial era buscar uma informação relevante para o público. Quesitos que estão a cada dia mais distantes das redações, em um mundo em que a função social do jornalismo parece já ocupar um lugar remoto.

Neste vídeo, gravado com exclusividade para o Correio da Cidadania, Raimundo discorre sobre a experiência do Jornal Movimento, do qual foi editor à época da ditadura; sobre a mídia alternativa, de ontem e de hoje; a relação dessa mídia com o poder; a regulamentação social da mídia pelo Estado; e as perspectivas que se abrem com a crise do neoliberalismo e com o atual governo.

Confira acima.

Nenhum comentário: