novembro 17, 2011

Começa o III Encontro Nacional da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila)

PICICA: A partir das 14h00 de hoje, e pelos próximos quatro dias, vai rolar em Goiânia o III Encontro Nacional da Renila (Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial). Maria de Fátima Nascimento Silva e Márcio Jordelane, presidente da Associação Chico Inácio, estarão representando o Amazonas. Hoje à noite os núcleos que compõem a Renila terão uma programação cultural. A Associação Chico Inácio iria levar o vídeo abaixo (inédito), realizado por Nivaldo de Lima, "o fotógrafo dos esquecidos", sobre o Projeto Nós & Voz, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e a Secretaria de Estado de Assistência Social. Márcio acabou esquecendo de levar o pen-drive com o referido vídeo. O PICICA resolveu então fazer a avan-première de "Nós & Voz, de Nivaldo de Lima" por aqui mesmo. Com esse post queremos homenagear a estimada companheira Deusdeth Martins, que encarna como poucos a alma e a vida da Renila, entidade que elegeu como princípio "andar em boa compahia", e da qual ela foi Secretaria por um largo período. Saudamos também todos os companheiros que participarão deste Encontro. Veja a programação abaixo. 


DIA
PROGRAMAÇÃO
17/11 (Quinta- Feira)
14h: Credenciamento
15h: Apresentação dos Núcleos da RENILA
19-20h30: Avaliação de conjuntura da RENILA
20h30: Apresentação Culturais e Coquetel
18/11
(Sexta- Feira)

8h30: Mesa de Abertura: Comissão Organizadora do Encontro; RENILA; Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; Conselho Federal de Psicologia; Ministério da Saúde; Deputado Estadual Mauro Rubem.
10-12h: Mesa I: Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial: interlocução necessária entre movimento social e legislativo. Deputado Federal Dr. Rosinha; Deputado Estadual Mauro Rubem ; Sílvia Maria Ferreira (RENILA)
14-16h: Mesa II: Prioridades da Reforma Psiquiátrica. Núbia Caetano (Ceará); Cirlene Ornelas (Minas Gerais); Josuelinton de Jesus Santos (Bahia)
16h30-19h: Grupos de Trabalho (Avaliação da RENILA e Mesa II)
19/11 (Sábado)

8-10h: Mesa III: Os movimentos sociais na conjuntura política brasileira : desafios e perspectivas. Marcus Vinicius de Oliveira (BA)
10-12h: Mesa IV: A política atual de álcool e outras drogas: impasses e desafios. Domiciano Siqueira (SP); Dênis Petuco (PB); Rosimeire Silva (MG)
14-18h: Grupos de Trabalho
20h30: FESTA
20/11 (Domingo)

9-12hs: Plenária Final e encerramento
       
Local:   CENTRAR (Centro de Treinamento da Agência Rural), localizado na Rodovia R2 s/n, Qd Área, Lt AR3, Campus Samambaia (Campus II da UFG), próximo à Faculdade de Agronomia.  


Realização:
Fórum Goiano de Saúde Mental; Fórum Mineiro de Saúde Mental

Apoio: 
Ministério da Saúde; Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás; Sistemas Conselhos de Psicologia (Conselho Federal, CRP04, CRP06, CRP09).          

Nenhum comentário: