dezembro 16, 2011

Chico Mendes lutou em defesa da floresta contra políticas de governo. O que ele faria no cenário atual?

PICICA: Chico Mendes enfrentou políticas de governo destruidora de florestas com a "Aliança dos Povos da Floresta". Vivo, ele estaria à frente dela contra as políticas públicas dos últimos anos, incentivadas pelo partido que ajudou a criar no Acre? Certamente. Onde estão as vozes com profunda convicção sobre a Amazônia que queremos nesse momento da história da república? Até quando o PT fisiológico continuará usando o Estado na contramão do que defendia no passado recente da sua curta história de vida. Em trinta anos de existência, o PT mudou da água para o vinho. Pior é o silêncio das vozes de onde se espera o dissídio inteligente. O caso da hidrelétrica de Belo Monte, por exemplo, é apenas a ponta de um iceberg onde naufragarão os sonhos de toda uma geração. Viva Adrian Cowell, documentarista inglês, que doou seu acervo à Universidade Federal de Goiás antes de morrer, que permite com sua filmografia o registro dos homens que souberam atender os desafios do seu tempo na luta contra o obscurantismo e as falsas erudições sobre a Amazônia. Graças ao Núcleo de Estudos Visuais da Universidade Federal do Amazonas, tendo à frente a professora Doutora Selda Vale, pude assistir, numa das versões da Amostra Amazônica de Filmes Etnográficos, ao lado de Adrian Cowell, o vídeo abaixo. A dica é do professor Doutor Idelber Avelar. A todos, entre vivos e mortos, a homenagem deste PICICA. A luta continua.


Enviado por em 04/06/2011
Chico Mendes: eu quero viver (1989)
Direção: Adrian Cowell e Vicente Rios

Com registros feitos entre 1985 e 1988, a equipe acompanhou Chico Mendes na organização dos seringueiros em defesa da floresta, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta e na luta pela demarcação das primeiras Reservas Extrativistas na Amazônia. Mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no mundo.



Enviado por em 04/06/2011
Chico Mendes: eu quero viver (1989)
Direção: Adrian Cowell e Vicente Rios

"Meu sonho é ver toda esta floresta conservada, porque nós sabemos que ela pode garantir o futuro de todas as pessoas que vivem nela. E não é só isso. Eu acredito que em alguns anos a Amazônia pode se tornar uma região economicamente viável, não apenas para nós, mas para a nação, toda da humanidade e todo o planeta. Não quero flores em meu funeral porque sei que elas seriam tiradas da floresta. Só desejo que meu assassinato sirva para por fim à impunidade de pistoleiros que são protegidos pela Polícia Federal do Acre. Se um mensageiro descesse do céu e garantisse que minha morte ajudaria a fortalecer nossa luta, ela até valeria a pena. A experiência nos ensina o contrário. Não é com grandes funerais e manifestações de apoio que iremos salvar a Amazônia. Eu quero viver [...]" (Citação de Francisco Mendes Filho, líder nacional dos seringueiros e presidente dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri-AC. Assassinado no dia 22 de dezembro de 1988 a mando de latifundiários da região" (COWELL, 2010, não paginado).

Nenhum comentário: