janeiro 22, 2012

Companheiro Tenório Telles, boa sorte em sua nova jornada

         
Enviado por em 03/04/2010
Tenório Telles, escritor e editor, apoia a luta pela conservação do Encontro das Águas, um patrimônio da humanidade no coração da Amazônia.


PICICA: Entre os poucos intelectuais que apoiaram o movimento socioambiental SOS Encontro das Águas - nascido de uma luta popular e articulada numa reunião com a sociedade civil organizada na sala da Pro-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Amazonas, em 2008 - estava um dos intelectuais mais produtivos das duas últimas décadas em Manaus, e que se notabilizou como escritor e como editor da Livraria Valer. Tenório Telles não se calou diante da absurda tentativa de construção de um terminal portuário na região da Lajes, manifestando-se por várias vezes em sua coluna no jornal A Crítica. Apoiado pela pressão popular, junto com o poeta Thiago de Melo foi o interlocutor do movimento junto ao Ministério da Cultura, que resultou no afastamento da direção do Iphan no Amazonas, vergonhosamente comprometida com os interesses do capital predatório. Nenhum movimento que se preze despreza a inestimável contribuição de intelectuais como Tenório Telles para o fortalecimento da luta social. Desde ontem, o estimado escritor já não se encontra em Manaus. São Paulo é seu novo destino. Em nome da militância contra o Porto das Lajes, o PICICA faz votos de mais e melhores dias na vida profissional desse querido companheiro de luta. Em tempo: O vídeo acima foi feito por Nivaldo de Lima, o fotógrafo dos esquecidos. Leia, abaixo, a carta de despedida do querido amigo Tenório Telles.



COMUNICADO

VIDA, LIVROS E LEITURA




A vida se faz de momentos – e cada etapa da caminhada cumpre o seu ciclo. O que importa em tudo é desempenhar com entusiasmo e verdade as tarefas e responsabilidades que nos cabem na existência.

Cioso do papel que cumpri, nos últimos 15 anos, na coordenação editorial da Valer Editora, ajudando a promover a cultura do livro e o prazer da leitura no Amazonas, venho a público comunicar meu afastamento da função de editor responsável dessa importante casa de livros.

Motivado pelo desejo de contribuir com o processo de construção do conhecimento, dediquei-me ao desafio de popularizar o livro e sensibilizar a sociedade para a importância da leitura na formação das crianças e dos jovens. O resultado desse trabalho foi a publicação de mais de 700 títulos de autores principalmente regionais, além de várias iniciativas concebidas com o mesmo objetivo, como exemplo a Quarta Literária, o Flifloresta, Encontros de Escritores, a criação do Clube Literário do Amazonas – Clam e a idealização de várias coleções de livros publicadas pela Editora Valer.

Neste momento de despedida, não poderia deixar de agradecer à imprensa pelo apoio dado a essas iniciativas, aos escritores que confiaram seus trabalhos à Editora, à equipe de jovens do corpo editorial que tornou possível a realização desse sonho, aos amigos que nos apoiaram no momentos difíceis e, muito especialmente, aos leitores – objetivo de nosso esforço e os grandes responsáveis por termos chegado até aqui.

Assim me despeço – com gratidão e o sentimento de que fiz a minha parte na luta pela construção de uma sociedade de seres humanos esclarecidos e de um mundo mais tolerante e civilizado.


Manaus, 22 de dezembro de 2011.

Tenório Telles   

Nenhum comentário: