janeiro 23, 2012

Porto Alegre - Fórum Social Temático - Oficina: Por Um Mundo Sem Segregação


OFICINA: POR UM MUNDO SEM SEGREGAÇÃO”

PICICA: Bom momento para discutir a onda de higienismo que se espalha pelo Brasil em nome de políticas públicas.

26 DE JANEIRO DE 2011, QUINTA-FEIRA, 15H, ESPAÇO DE SAÚDE E CULTURA, FRIDA KHALO - TENDA IRMÃ DOROTI, – PARQUE DA HARMONIA,
PÔRTO ALEGRE RS - BRASIL.

Ao contextualizar os modos de encarceramentos na contemporaneidade, estabelecendo um olhar crítico sobre os aparatos de segregação nas sociedades do controle, em que corpos docilizados, assujeitados e dominados são submetidos ao poder das forças instituídas, explicita-se a existência de processos perversos de produção de prisioneiros, inclusive de si mesmos.

Como resposta ao mal estar coletivo, diante do desconhecido e do diferente, a idéia de segregação se materializa no crescente avanço dos projetos de criação de dispositivos cerceadores de liberdade, tais como: manicômios, prisões, instituições de longa permanência, asilos para Adolescentes, idosos e dependentes químicos, recolhimento de pessoas nas ruas e tantos outros aparatos institucionalizados para conter e controlar a “desordem” e aliviar o mal estar.

Diante deste contexto propomos uma Oficina onde possamos repensar outras formas de agir coletivo, disparando processos emancipatórios "Por um mudo sem segregação".

Eixo1: Fundamentos éticos e filosóficos, subjetividade, dominação e emancipação.

Campos de abordagem: Políticas Públicas, Saúde, Segurança Pública, Sistema de Justiça Penal, Assistência Social, Formação, Direitos Humanos e áreas transversais.

Organização Responsável: Movimento de Saúde Mental e Sistema de Justiça Penal, Fórum Gaúcho de Saúde Mental, Direitos humanos.

Contatos:
Ivarlete França: (51) 32218514 - 98088582
Belchior Puiziol: (51) 84122093
Karol Cabral: (51) 99661997
Paulo Michelon: (51) 93248759
Sandra Leon (51) 97174772

Nenhum comentário: