janeiro 20, 2012

Teatro: “Nise da Silveira – Senhora das Imagens”


“Nise da Silveira – Senhora das Imagens”



PICICA: "(...)espetáculo multimídia que une teatro, dança e canto, apresentando um painel dos acontecimentos marcantes na vida da psiquiatra, fatos como a chegada ao Rio de Janeiro, em 1927, a amizade com Manuel Bandeira, a prisão no governo Getúlio Vargas, a aproximação com o escritor Graciliano Ramos. "

DETALHES DO EVENTO

“Nise da Silveira – Senhora das Imagens”
Horário: 1 fevereiro 2012 de 21:00 a 21:00
Local: Teatro Eva Hertz
Rua: Livraria Cultura | Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073 - Bela Vista - São Paulo/SP
Cidade: São Paulo
Telefone: 11 3170-4059
Tipo de evento: dança-teatro
Organizado por: Suely Pinheiro
Última atividade: 3 horas atrás

DESCRIÇÃO DO EVENTO

O espetáculo, cuja estreia será no dia 1º de fevereiro de 2012, no Teatro Eva Herz narra a história real de Nise da Silveira, renomada médica psiquiatra referência no tratamento da esquizofrenia no Brasil, que nasceu em 15 de fevereiro de 1905, em Maceió e foi aluna de Carl Jung. Ela dedicou toda a sua vida à psiquiatria manifestando radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia, utilizando as tintas através dos ateliês de pintura como instrumento para a catarse dos seus pacientes.


Um outro dado que podemos destacar no trabalho de Nice, mais tarde, é a importância é sua leitura das obras de Antonin Artaud e Rubens Correa para que ela pudesse articular duas proposições no campo da psicanálise: uma sobre a organização dos serviços de saúde mental e outra acerca da possibilidade de uma transformação cultural. A primeira, de Antonin Artaud, diz respeito ao corte epistemológico em relação ao modelo médico possibilitado pela introdução do conceito de inumeráveis estados do ser, e a segunda a partir das apresentações teatrais desenvolvidas pelo ator Rubens Correa, encenando temas relativos à loucura.

A relação da atriz Mariana Terra com Nice Silveira, personagem que interpreta ocorreu ainda na infância quando seu pai, o psicanalista Raffaele Infante (discípulos de Nise) utilizou o psicodrama para “libertar" seus pacientes. Boa parte deste enredo real serviu para a criação da dramaturgia e concepção deste espetáculo multimídia que une teatro, dança e canto, apresentando um painel dos acontecimentos marcantes na vida da psiquiatra, fatos como a chegada ao Rio de Janeiro, em 1927, a amizade com Manuel Bandeira, a prisão no governo Getúlio Vargas, a aproximação com o escritor Graciliano Ramos.

Criado pela Essencial Cia. de Teatro, protagonizado pela atriz Mariana Terra com direção e dramaturgia de Daniel Lobo o espetáculo conta, com coreografias da bailarina Ana Botafogo, trilha sonora inédita do pianista João Carlos Assis Brasil, além do apoio em vídeo do poeta e crítico de arte, Ferreira Gullar, e dos atores Carlos Vereza e José Celso Martinez Corrêa. Sua temporada em São Paulo celebra os 60 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela personagem título e que teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1946.

Serviço:
Dramaturgia, concepção multimidia e direção: Daniel Lobo. Interpretação e co-dramaturgia: Mariana Terra
Coreografias: Ana Botafogo.
Trilha sonora: João Carlos Assis Brasil
Preparação vocal: Angela Herz
Cenografia e figurino: Ronald Teixeira
Desenho de luz: Djalma Amaral
Percussão: Marco Lobo
Ensaiadora: Inês Pedroza
Edição: Personal Filme (Daniel Trindade)
Realização: Essencial Companhia de Teatro
Participação especial: Carlos Vereza, Ferreira Gullar e José Celso Martinez Corrêa
Temporada: de 01 de fevereiro a 29 de março de 2012
Dias: Quartas e Quintas, às 21h
Bilheteria: horário de atendimento, de terça a sábado das 14h às 21h e domingos das 12h às 19h
Capacidade: 168 lugares (Quatro espaços para cadeirantes) Duração: 1h30 min
Classificação etária: a partir de 16 anos
Ingressos: R$50,00 (meia-entrada para estudantes, idosos, professores da rede pública de ensino e portadores de necessidades especiais)

Nenhum comentário: