março 21, 2012

Seminário de Antonio Quinet - A ética do ato analítico - os semblantes do analista



Seminário de Antonio Quinet
A ética do ato analítico - os semblantes do analista

                Ao inventar a psicanálise como prática que acolhe o patológico como manifestação do inconsciente, Freud propõe uma nova ética que rege os atos do analista. O analista não responde lá onde o médico receita; ele não propõe nada que faça calar o sintoma - pelo contrário, ele o faz falar. À pergunta "O que devo tomar doutor?" o analista responde "Tome coragem para falar: do que não sabe, do que deseja e não quer e das suas agruras com seus outros."  A comparação de Freud do analista com o médico é com a frieza do cirurgião - que corta com o bisturi de seu ato. Freud deixou as bases de uma nova  ética que rege essa posição até então inédita em que o tratador inverte o tratamento a ser executado  para o lado do tratado, fazendo o analisante ser o analista de si mesmo. Mas para isso ele precisa dirigir o tratamento, pois a tendência do tratado é conduzir as respostas do analista para fazer-se amar.

              A partir das bases freudianas, Lacan desenvolve a arquitetura dessa ética edificando um lugar conceitual para o analista que longe de responder como Outro, como pessoa ou como quem sabe, deve responder de uma posição não convencional de semblante de objeto a. É só a partir daí que qualquer coisa que diga ou faça tem a característica de uma "resposta" à altura dessa nova ética. É desse lugar que o psicanalista é convidado a responder, seja na clínica com seus atos e interpretações, seja na cultura com suas intervenções. É a ética do desejo e do bem dizer que rege os semblantes do analista.

Este seminário visa a preparação para o VII Encontro Internacional da IF-EPFCL, "O que responde o analista? - Clínica e ética" que se realizará no Rio em julho de 2012.

Promoção: Associação Mineira de Psiquiatria
Apoio:  Residência de Psiquiatria do IPSEMG e Campo Lacaniano de Belo Horizonte

Datas: 31/03; 28/04; 26/05 e 23/06.
Horário: 9:30h
Local: Centro de Estudos do IPSEMG

Inscrição:
Valor: R$ 300, 00 por semestre.
50% de desconto: Alunos do Curso de Fundamentos da Psicanálise e membros do Campo Lacaniano Sócios quites AMP; Funcionários IPSEMG
ISENTOS: Residentes IPSEMG 

DESCONTO E ISENÇÃO, MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO COMPROBATÓRIO.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente, nas seguintes instituições:

Campo Lacaniano de BH   
Rua dos Aimorés, 462/ Sala 510. B. Funcionários
Telefone: 3287-7779 (c/ Flávia)/ e-mail: campolacanianobh@uol.com.br

Associação Mineira de Psiquiatria  
Telefone: 3213-7457 (c/ Joelma)/ e-mail: amp@ammgmail.org.br


VAGAS LIMITADAS


-- 

Nenhum comentário: