abril 23, 2012

1ª Bienal do Livro Amazonas - 26 de abril a 6 de maio

1ª Bienal do Livro Amazonas
terá um Tacacá Literário
Espaço trará nomes da literatura brasileira para debater assuntos importantes, mas de forma descontraída, como num bate-papo

Um espaço para discussão de temas sobre o livro, a leitura e a literatura. A pauta da vez será debatida em forma de bate-papo, mas falará de assuntos sérios, que perpassam pelo livro como agente de fortalecimento da cidadania. Assim será o “Tacacá Literário”, com nome sugestivo e convidados ilustres, como informou o curador, o jornalista Rogério Pereira.
O espaço será o carro-chefe da 1ª Bienal do Livro Amazonas, que acontece de 27 de abril a 6 de maio, no Studio 5 Centro de Convenções.
Ao todo, serão 21 encontros com dois escritores e um mediador por vez. Cada sessão terá duração de 90 minutos, onde será conduzida uma entrevista seguida de perguntas feitas pelo público.
A proposta, explica Rogério Pereira, é deixar uma marca para a cidade.
“Após o encerramento da Bienal do Livro Amazonas, espero que os participantes saiam dali com algum questionamento sobre a importância do livro e a leitura. E o ‘Tacacá Literário’ vem para fortalecer um ambiente mais propício. A Bienal não é salvação, mas é mais um ingrediente nesse processo”, ressaltou.
Por isso também, os nomes dos escritores escolhidos para o “Tacacá Literário” têm o mesmo peso da tarefa que lhes foi incumbida.
Importantes estrelas da nossa literatura confirmaram presença, como Sergio Santana, Marçal Aquino, Luiz Bacelar, José Castelo, Carola Saavreda, Michel Laub, valter hugo mãe, Marina Colasanti, Eliane Brum, Rodrigo Lacerda, Ana Paula Maia, dois autores indígenas - Daniel Mundurucu e Eliane Potiguara -, Paulo Lins, Ronaldo Correa, Affonso Romano de Sant’anna, Arlindo Porto, Alberto Mussa.
A escolha dos escritores pela curadoria do espaço “Tacacá Literário” levou em conta vários critérios, mas, o principal deles, foi o de conciliar grandes nomes da literatura brasileira e nomes importantes da cena literária amazonense com a proposta de obter qualidade na discussão.
A 1ª Bienal do Livro Amazonas integra o programa ‘Mania de Ler’ do Governo do Estado do Amazonas e acontecerá no Studio 5 – Centro de Convenções, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC), apoio cultural da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), apoio institucional do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e realização da Fagga | GL exhibitions.
São esperados 200 mil visitantes, que vão conferir em dez dias de evento 60 expositores e 50 autores convidados. Os preços dos ingressos para o evento custarão R$ 2,00 a inteira e R$ 1,00 a meia-entrada para estudantes e idosos.

SERVIÇO:
O QUE: 1ª Bienal do Livro Amazonas
QUANDO: de 27 de abril a 6 de maio
HORÁRIO: 10h às 22h (com exceção do dia 27, quando abrirá as portas a partir das 12h)
ONDE: Studio 5 – Centro de Convenções (Av. Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial)

Contatos Assessoria de Imprensa:
Press Comunicação Estratégica
(92) 3584-1444 / 3584-0556
Betsy Bell (92) 9978-3064
Loredana Kotinski (92) 9986-4064
Marcelo Brasil (92) 9249-8346

PICICA: O mais longevo Secretário de Cultura do país resolveu saldar uma dívida com a cultura amazonense. Há mais de 16 anos como titular da pasta, nunca promoveu um encontro literário sequer. Foi preciso surgir o Flifloresta para por fim a esse vexame. Que a Bienal venha para ficar! A ver.

Nenhum comentário: