maio 25, 2012

"A TV deve ser educativa?" (Observatório da Imprensa)

PICICA: E aí, você não vai dar picica neste tema palpitante?
 
Publicado em 24/04/2012 por SonharTV
Arlindo discorda da imposição de uma função pedagógica para a televisão, como transmissora da educação formal, mas afirma, no entanto, que os conteúdos televisivos em geral educam o espectador de alguma forma, das mais variadas maneiras e sobre os mais variados temas.

Publicado em 20/04/2012 por SonharTV
Danilo discorda que a TV deva ser educativa ou deva ser obrigada a ter qualquer característica exclusiva. Ressalta que o poder da TV reside em comunicar lugares muito distantes no planeta e limitar o espectro dessa comunicação seria patético.

vv
Publicado em 07/05/2012 por SonharTV
Segundo Esther, a televisão não deve ter como meta ser educativa, mas apresenta possibilidades onde a interatividade pode promover intercâmbios de experiências altamente educativos.

Publicado em 10/04/2012 por SonharTV
Newton acredita que considerar a televisão apenas como uma ferramenta para melhorar a educação é reduzir o seu papel artístico. Ressalta que o problema educacional no Brasil é grave, mas a função artística da televisão é ser transgressora, às vezes até "não educativa".

Publicado em 27/04/2012 por SonharTV
Zico Goes fala que relação entre o público e a emissora define sua necessidade de ser ou não educativa. No entanto, é importante que ela continue sempre promovendo entretenimento.

ENTRETENIMENTO & EDUCAÇÃO

A TV deve ser educativa?


A televisão deve ser educativa? Se sim, o que seria então uma tevê educativa? Educação rima com entretenimento? Que tal ouvir a opinião de quem tem oportunidade de pensar e fazer a TV? Foi lançado recentemente um movimento para discutir coletivamente o que seria a televisão dos sonhos. O projeto, intitulado Sonhar TV, coletou depoimentos de alguns profissionais da TV no Brasil. Há uma série de questionamentos que eles tentam responder. A revistapontocom selecionou as opiniões de Arlindo Machado, Danilo Gentilli, Esther Hamburguer, Newton Cannito e Zico Goes sobre a relação da televisão com a educação.

Fonte: Observatório da Imprensa

Nenhum comentário: