junho 27, 2012

“A Copa do Mundo é nossa? Diretrizes para o reassentamento das famílias atingidas pelas obras da Copa de 2014 em Itaquera” (trabalho final de graduação de Jéssica D 'Elias, aluna da FAU USP, orientada por Raquel Rolnik)

PICICA: Em se tratando de habitação, no Brasil a cidadania é ultrajada historicamente. Brasileiros de baixa renda, quando não são expulsos das ocupações decorrentes da precariedade das políticas públicas para o setor - o caso de Pinheirinho é um dos mais dramáticos -, tem como resposta a moradia em espaços exíguos, que a população nomea como "pombal" por razões óbvias. Mas é o escandaloso reassentamento das famílias atingidas pelas obras da Copa de 2014 que entrará para a história como símbolo do higienismo que revisita o país neste século XXI. Jéssica D'Elias mete o dedo na ferida sob orientação da professora Raquel Rolnik. Leitura recomendada para entender os agravos sofridos pela populacão pobre no país do futebol.

A Copa do Mundo é nossa?
“A Copa do Mundo é nossa? Diretrizes para o reassentamento das famílias atingidas pelas obras da Copa de 2014 em Itaquera”: este é o tema do trabalho final de graduação de Jéssica D’Elias, aluna da FAU USP.
O trabalho será apresentado  na próxima segunda-feira, às 10h, na sala 806 da FAU. Na banca, além de mim, que orientei o trabalho, estarão também a professora Marta Dora Grostein e o urbanista Kazuo Nakano.
Para ler o trabalho da Jéssica, clique na imagem abaixo.

Nenhum comentário: