junho 24, 2012

"Memórias do Cativeiro" (Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense)


PICICA: Somos todos imigrantes, afirma Antônio Risério, antropólogo, ensaísta e poeta em seu livro "A cidade no Brasil". Segundo ele: "As terras que hoje formam o Brasil não viram nascer um povo autóctone. Todos os que aqui chegaram, vieram de fora. Sabemos o dia e a hora que os portugueses botaram os pés, pela primeira vez, nesta parte do mundo. Sabemos que os africanos começaram a desembarcar em nossas praias ainda em meados de séculos XVI. O cado dos índios é mais complicado. Datas variam, mas o certo é que também não nasceram aqui. E, ao que tudo indica, a terra atualmente brasileira foi habitadas, antes deles, por grupos negroidesm, como o de Luiza, em Minas Gerais. Além disso, ocorreram migrações internas em nosso espaço. Os tupis, por exemplo, não eram originalmente litorâneos. Migraram para a beira do mar. Mas foram esses grupos - vindos de terras orientais, de Portugal, do continente africano - que deram forma ao povo brasileiro, nas dimensões genética e cultura. Daí que já se tenha feito uma distinção entre migrações primárias e secundárias."

Do caldeamento entre negros, índios e europeus, em sua maoria portugueses, foi desenhada a fisionomia de um povo novo. Os indígenas, antes do genocídio, teriam chegado a uma população de mais de 6 milhões de pessoas. Os africanos sebreviveram a quatro séculos de escravatura. É essa história oral que vem sendo coletada pela Universidade Federal Fluminense e compõe as "Memórias do Cativeiro".



Título : Memórias do Cativeiro

Duração :
42:40

Descrição :
Filme desenvolvido a partir dos depoimentos de descendentes de escravos do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense com roteiro baseado no livro Memórias do Cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição da Ana Lugão Rio e Hebe Mattos.

Coordenação Geral e roteiro: Hebe Mattos. Direção acadêmica: Hebe Mattos e Martha Abreu. Direção e Montagem: Guilherme Fernández e Isabel Castro. Pesquisa: Carlos Eduardo Costa, Fernanda Thomaz e Thiago Campos Pessoa. Duração:42 min.


Nenhum comentário: