julho 20, 2012

Grupo Tortura Nunca Mais-RJ: Grupo Tortura Nunca Mais novamente ameaçado

Grupo Tortura Nunca Mais-RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Nota Pública: Invasão à Sede Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro!
O GTNM/RJ que há 27 anos vem lutando pela memória, verdade e justiça do período de terrorismo de Estado que se implantou em nosso país e, em menos de 10 dias sofreu duas ameaças das forças retrógadas e saudosistas da ditadura civil-militar.
Hoje, dia 19 de julho, quando a secretária do GTNM/RJ chegou para trabalhar verificou que a sede do Grupo foi invadida e foram furtados do caixa do Projeto Clínico Grupal a quantia de R$1.567, 37, além de diversos documentos do grupo e notas fiscais de serviço. Alguns arquivos também foram revirados e o computador estava ligado.
Continuaremos exigindo e lutando por uma efetiva Comissão Nacional da Verdade e Justiça transparente e pública, pela abertura dos Arquivos da ditadura e pelo cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos do caso Araguaia.

(leia mais...)

Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro Novamente Ameaçado!
O GTNM/RJ que há 27 anos vem lutando pela memória, verdade e justiça do período de terrorismo de Estado que se implantou em nosso país é novamente ameaçado pelas forças retrógadas e saudosistas da ditadura civil-militar.
No dia 11 de julho último, cerca das 14 horas, o GTNM/RJ recebeu um telefonema anônimo em que uma voz masculina, demonstrando tranquilidade, declarou: “estou ligando para dizer que nós vamos voltar e que isso aí vai acabar”.

(leia mais...)

GTNM/RJ em Estado de Reunião Pernanente
Muito embora a história humana revele a luta pela liberdade, a Comissão da Verdade, instituída pelo princípio do sigilo, arrisca fazer predominar no Brasil a versão do silenciar para não punir, substância da lei militar que mantém os métodos da violência contra a sociedade, mesmo que intitulada de Anistia.
(leia mais...)

A Comissão da Verdade e o Sigilo da Ditadura
A Comissão Nacional da Verdade recentemente instalada, em pouco tempo vem mostrando seus reais objetivos, seus perversos limites, já apontados pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.
Estamos assistindo nos grandes meios de comunicação argumentações sobre as “vantagens” de ser esta uma Comissão que não tem poder para remeter à justiça provas para a responsabilização dos crimes cometidos durante o período da ditadura civil-militar, o que poderia estimular agentes da repressão a falarem. E, por isto mesmo, tem poder para tornar sigilosas as informações e depoimentos, se assim considerar necessário.

(leia mais...)

Prezados usuários do Projeto Clínico-jurídico TNM
A Diretoria do GTNM/RJ informa a todos os atendidos pelo Projeto Clínico-Jurídico Tortura Nunca Mais que estamos passando pela pior crise financeira de nossa existência. O Projeto funciona desde 1991 com subsídios de organizações multilaterais – que captam doações para causas de Direitos Humanos e selecionam entidades ao redor do mundo para receberem apoios para realização de trabalhos com pessoas atingidas por violações. A principal destas é o Fundo Voluntário das Nações Unidas para Vítimas de Tortura (UNVFVT). Temos ainda apoios menores e pontuais vindos da Anistia Internacional Sueca e do Fundo OAK (operado pelo IRCT– a “rede internacional para reabilitação de vítimas de tortura” - da Dinamarca). Todas estas baseadas na Europa.
(leia mais...)

Comissão da Verdade: mais uma farsa, mais um engodo
Os crimes cometidos pela ditadura que controlou o Brasil por mais de 20 anos permanecem desconhecidos e os documentos que comprovam esses abusos continuam em segredo. A Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, órgão da Organização dos Estados Americanos, condenou nosso país por esses delitos, exigindo que o governo brasileiro investigue e responsabilize seus autores.Até dezembro de 2011, o Estado brasilieiro deverá responder a esta Sentença.
E foi nesse sentido que o Brasil, através do atual governo, apresentou o PL, na tentativa de ter argumento junto à Corte para firmar que esclareceu os casos de violação de direitos humanos.
Por tudo isto, afirmamos que queremos sim uma Comissão Nacional da Verdade, Memória e Justiça que efetivamente investigue onde, quando, como e quem foram os responsáveis pelas atrocidades cometidas em nome da “Segurança Nacional”. Que sejam publicizados e responsabilizados!

(leia mais...)

Sentença da Corte IDH: Brasil é obrigado a investigar e punir os crimes da ditadura militar
Rio de Janeiro, São Paulo e Washington DC, 14 de dezembro de 2010 - A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), em uma sentença histórica notificada hoje, determinou a responsabilidade internacional do Brasil pelo desaparecimento forçado de, pelo menos, 70 camponeses e militantes da Guerrilha do Araguaia entre os anos de 1972 a 1974, durante a ditadura militar brasileira. Conforme compromisso assumido internacionalmente, é obrigatório e vinculante o pleno cumprimento desta sentença pelo país.


(leia mais...)

Esclarecimento aos clientes atendidos pelo Projeto Clínico-Grupal do Tortura Nunca Mais
O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ vem esclarecer, em especial junto aos atendidos pelo Projeto Clínico Grupal Tortura Nunca Mais que, apesar da saída de alguns terapeutas, o Projeto continua em funcionamento.
Estamos reorganizando o trabalho e informamos que todos os pacientes em atendimento têm o direito de continuar sendo assistidos pelo Projeto TNM.
Diretoria do GTNM/RJ
Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2010




Campanha Parcerias Solidárias ao Grupo Tortura Nunca Mais/RJ
Aos amigos e companheiros do GTNM/RJ
Neste momento, atravessamos uma grave crise financeira. Embora tenhamos reduzido ao máximo as nossas despesas, a situação é muito grave.
Rio de Janeiro, 05 de junho de 2012.
Diretoria do GTNM/RJ

(leia mais...)

Mais um Capítulo na Produção do Esquecimento
O GTNM/RJ divulgou uma nota de repúdio contra a Portaria nº567, designando um Grupo de Trabalho com a finalidade de coordenar “as atividades necessárias para a localização , recolhimento e identificação dos corpos dos guerrilheiros e militares mortos no episódio conhecido como Guerrilha do Araguaia”


(leia mais...)

Campanha pela Imediata Abertura dos Arquivos do Terror.
O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ durante seus 20 anos de existência vem lutando pela abertura de todos os arquivos da repressão. E, durante todos esses anos as autoridades brasileiras teimam em afirmar que tais arquivos foram destruídos ou que nunca existiram.
A divulgação de fotos provenientes de “investigação ilegal conduzida no ano de 1974, pelo antigo Serviço Nacional de Investigação” conforme a nota do secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, em 22/10/04, assim como, a sua rápida identificação pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) são provas cabais da existência desses arquivos.
(leia mais...)

Nenhum comentário: