agosto 29, 2012

Tem poesia no Morro da Liberdade

Aldísio Filgueiras, o poetinha

MAIS UMA QUINTA DE POESIA NO MORRO

Nesta quinta-feira, 30 de agosto, o “Projeto Poesia Solta na Rua” recebe os poetas Aldisio Filgueiras, Claudio Fonseca, Michele Pacheco e Rayder Coelho, a partir das 20:30. Logo depois, na parte musical, é a vez de Zeca Torres (Torrinho), e Cileno. Tudo isto, acontecendo na quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, no Morro da Liberdade, com ENTRADA FRANCA.

O objetivo deste projeto é aproximar os poetas, escritores e cantores da nossa terra, da comunidade do Morro e do povo em geral, em particular os estudantes. Este projeto estará acontecendo até o dia 27 de setembro, sempre as quintas-feiras.

UM POUCO DE ALDISIO FILGUEIRAS

Jornalista, compositor e poeta, Aldisio Filgueiras, iniciou sua produção literária na época em que estudou no Colégio Estadual Pedro II, onde também participou do Grêmio Literário Mário de Andrade.

Nascido em Manaus no ano de 1947, já tem seu nome gravado na história das Letras do Amazonas. Sua estreia literária aconteceu em 1968, com o livro de poemas Estado de Sítio, o qual teve circulação proibida pela censura.

Mas ele não parou por aí, e, em parceria com o compositor Zeca Torres (Torrinho), compôs um dos maiores sucessos da música regional: Porto de Lenha. Também é membro da Academia Amazonense de Letras e escreve para jornais e revistas.

Para Aldisio, sua obra funciona como se fosse um filme contando de forma inusitada a história de homens que vivem na cidade e lutam pela sobrevivência. Na nossa “moderna” Manaus, cheia de contrastes, no meio da selva amazônica, rica, cobiçada e em meio a pobreza que alimenta os poderosos. Daí, Aldisio analisa de forma diferente o que seria para nós o simples cotidiano:

"Pois o homem é palavra
que inventa
e assina em baixo
para não esquecer"


 Contato: Ivan de Oliveira (Diretor de Cultura do G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade)
Tel. 9966.9758

Nenhum comentário: