setembro 30, 2012

FDB lança Prêmio de Iniciação Científica Heitor Vieira Dourado

Heitor Vieira Dourado

FDB lança Prêmio de Iniciação Científica Heitor Vieira Dourado

A Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera – FDB está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro, para o Prêmio de Iniciação Científica Heitor Vieira Dourado (foto), voltado para jovens cientistas da área das Ciências da Saúde.


Homenageando o médico infectologista Heitor Vieira Dourado (1938-2010), um dos idealizadores e fundadores da Fundação de Medicina Tropical de Manaus que leva o seu nome, o prêmio objetiva estimular estudantes inscritos no Programa Brasileiro de Iniciação Científica – PIBIC para que se dediquem à pesquisa de doenças tropicais como a malária, a leishmaniose e outras de grande incidência na região amazônica.


Instituições ligadas à pesquisa e ao ensino de Ciências da Saúde, podem indicar seus candidatos ao Prêmio. Os concorrentes devem apresentar trabalhos na forma de monografia, trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado ou tese de doutorado.


O vencedor será agraciado com o a participação em evento científico ligado à sua área de trabalho que esteja sendo realizado no Brasil, cujas despesas serão pagas pelos promotores do concurso. Seu trabalho será publicado em revista científica a ser escolhida.


Membros da FDB, INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Faculdade de Medicina da UFAM, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM; Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz; Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas – ESC/UEA; Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, HEMOAM e Fundação Alfredo da Matta formarão o júri que escolherá o melhor trabalho.


Os trabalhos deverão ser enviados à Diretoria Técnico-científica da FDB. Maiores informações poderão ser encontradas no site da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera – FDB.


Nenhum comentário: