setembro 23, 2012

Iracema - Uma Transa Amazônica, de Jorge Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974

PICICA: Pelo menos uma cópia do filme "Iracema - Uma Transa Amazônica" circulou no Brasil, mesmo proibido pela ditadura militar. Coube ao Cine Clube Tarumã, se não me falha a memória, do incansável professor Tomzé, da então Universidade do Amazonas, a façanha de exibi-lo naqueles longínquos anos 1970. Três cenas inesquecíveis: a longa cena do motor da típica embarcação amazônica, com um som que atravessa a alma hinterlandina carregada de esperanças, dúvidas, alegrias e tristeza; a locução em off das notícias de rádio para o interior da floresta; a sequência de imagens das queimadas no Pará. Sem falar da jovem atriz paraense contracenando com o imortal Paulo César Pereio (atualmente candidato a vereador pelo PSB em São Paulo), no papel de Tião Brasil Grande, antes de Dira Paes imortalizar a figura da mulher amazônica nas telas do cinema.

Publicado em 21/05/2012 por
http://www.livestream.com/aberto
Gênero: Documentário/Drama; Diretor: Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974 Brasil.
O filme é na realidade um auto-retrato da população da Transamazônica. Retrata realisticamente os problemas da região. Conta a história de uma menina do interior, que vai a Belém com a família para pagar promessa na festa do Sírio Nazaré. O novo meio e as companhias que encontra levam a menina à prostituição. Conhece num cabaré um motorista de caminhão Tião Brasil Grande, negociante de madeira. Influenciada pelas outras prostitutas ela quer ir para os grandes centros ( São Paulo e Rio de Janeiro) e pega carona com o motorista.
Elenco;
Edna de Cássia (Iracema), Paulo César Pereio (Tião), Conçeicão Senna, Rose Rodrigues, Fernando Neves, Sidnei Piñon, Natal, Elma Martins, Wilmar Nunes, Lúcio dos Santos

Nenhum comentário: