setembro 14, 2012

"“Trânsito religioso” e eleições: O fenômeno Russomanno" (IHU)

PICICA: "O fenômeno Russomanno em São Paulo surpreendeu, especialmente, o PT, que esperava disputar o segundo turno com José Serra. O PT, aliás, vai mal em todo o país. Em Porto Alegre, por exemplo, a disputa principal é entre os partidos PCdoB e PDT. Um dos motivos para essa queda de prestígio do partido pode ser o julgamento do “mensalão” pelo Supremo Tribunal Federal – STF, que fragiliza o PT de Lula. “A jornalista Rosângela Bittar comenta que o julgamento no STF pode significar um deslocamento de poder no PT”, finalizam." 


“As eleições na maior metrópole brasileira e na mais cosmopolita cidade do país indicam a confluência de dois fenômenos: a grande transformação do campo religioso brasileiro em curso nas últimas décadas e a mobilidade social de expressivos setores populares ocorrida nos últimos anos.” Esse é o assunto da Análise de Conjuntura elaborada pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT e por Cesar Sanson, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, parceiros do IHU, publicada nas Notícias do Dia dessa semana.


Celso Russomanno, uma das grandes surpresas das eleições 2012, é de certa forma o amálgama desses dois fenômenos. Por um lado, parte expressiva da sua força eleitoral vem de sua ligação com as igrejas pentecostais e, por outro, de sua trajetória de ‘patrulheiro do consumidor’ construída em mais de duas décadas em programas televisivos. Há certa simbiose entre a teologia da prosperidade, a mobilidade social alavancada pelo consumo e o candidato ‘xerife do consumidor’”, analisam.
Além do apoio da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD, da Assembleia de Deus, da Igreja Renascer e, quase, da Igreja Mundial do Poder de Deus  – IMPD, Russomanno faz um forte uso da mídia:

“É interessante observar o comentário do presidente do PRB e ex-vice-presidente da Record ouvido pelo jornalista Nélson de Sá: ‘O presidente do PRB, Marcos Pereira, ex-vice-presidente da Record, tem uma explicação melhor (para o sucesso de Celso Russomanno), que supostamente ouviu de Lula: para ter chances, um candidato precisa de partido forte, muito dinheiro ou rede de televisão. Com dois, já dá para vencer’.”

O fenômeno Russomanno em São Paulo surpreendeu, especialmente, o PT, que esperava disputar o segundo turno com José Serra. O PT, aliás, vai mal em todo o país. Em Porto Alegre, por exemplo, a disputa principal é entre os partidos PCdoB e PDT. Um dos motivos para essa queda de prestígio do partido pode ser o julgamento do “mensalão” pelo Supremo Tribunal Federal – STF, que fragiliza o PT de Lula. “A jornalista Rosângela Bittar comenta que o julgamento no STF pode significar um deslocamento de poder no PT”, finalizam.

Leia a conjuntura completa aqui.

Por Natália Scholz

Para ler mais:
Fonte: IHU

Nenhum comentário: