outubro 14, 2012

PORTO NAS LAJES: cancelamento da concessão de terras doadas irregularmente

PICICA 1: Se o tombamento do Encontro das Águas dependesse dos candidatos à Prefeitura de Manaus, aquele patrimônio paisagístico estava 'pebado'. Nenhum - nenhumzinho - dos atuais candidatos mexeu uma palha sequer para impedir a violação de um dos importantes patrimônios dos amazonenses, caso um terminal portuário ali fosse contruído. Nem a candidata do PC do B, senadora Vanessa Graziottin, que o PICICA apoia nessas eleições - à época deputada federal -, tampouco o então senador Art(h)ur Virgílio deram o ar de suas graças a favor da causa. Testemunhei as tentativas infrutíferas de envolvê-lo. Desconheço que o mesmo tenha sido feito à candidata comunista. Posso estar errado. De qualquer maneira, ela não precisava de  convite para se manifestar. O fato é que a candidata se omitiu e o candidato se escondeu. Aliás o tucano é especialista em querer 'tapar o sol com a peneira'. Que ver tucano 'virar arara', basta perguntar se o prefeito atual de Manaus, Amazonino Mendes, é seu apoiador no segundo turno. Ou então perguntar se ele e seus apoiadores estão armando o palanque presidencial de 2014 para o arqui-inimigo da zona franca de Manaus: o PSDB. O certo, prezados(as), é que o apoio do PICICA, nas atuais circunstâncias não é um apoio incondicional, mais um apoio crítico e preventivo. Diante de qualquer ameaça, mais fortes são os poderes da sociedade civil organizada. Foi ela quem consegiu salvar o Encontro das Águas. Estamos com ela.


PICICA 2: Corre à boca pequena na rede social notícia alvissareira: "Novidade da luta pelo tombamento do Encontro das Águas: a Secretaria de Patrimônio da União, Superintendência do Amazonas,  irá cancelar a concessão de terras datada de 28 de dezembro de  2008  concedida irregularmente a favor do grupo Coca-Cola para construção do Porto das Lajes. Sem terra – sem porto nas Lajes."

 (Rio Negro e Rio Solimões formam aqui o Rio Amazonas)

PICICA 3: Aproveite e leia o parecer que Levou o IPHAN a tombar o Encontro das Águas, postado neste blog:  O parecer do movimento socioambiental "SOS Encontro das Águas" que o deputado Sinésio Campos não leu

Nenhum comentário: