fevereiro 26, 2013

"A invenção da roda", por Victor da Rosa

PICICA: "Não sei o que pode acontecer quando Ferreira Gullar descobrir que a invenção da roda é um caminho sem volta. Talvez ele pare de escrever, compre um sítio na região dos Lagos e vá cuidar dos seus passarinhos. Só que acho improvável. Devemos nos conformar com a ideia de que o abismo que se tornou o pensamento de Gullar também é um caminho sem volta." 

A invenção da roda


Por Victor da Rosa 
Publicado no Diário Catarinense
















Na semana passada, entre sentimentos contraditórios, como quem procura motivos para se aborrecer – às vezes, quando a vida está chata, tudo que a gente precisa é de um pouco de aborrecimento – vesti minha roupa mais bonita e fui assistir a uma palestra do Ferreira Gullar sobre arte contemporânea. Não me arrependo.

 Na verdade, acho desafiador fazer coisas contra a própria vontade. O bom senso sempre nos diz para respeitar os nossos próprios desejos, mas isso pode vir a ser muito limitador, afinal você corre o risco de se tornar uma espécie de escravo de si próprio. Ir contra você mesmo, apesar de inconveniente, é libertário. E pode ser uma boa maneira de se surpreender. Depois, confesso que não consigo ler com dedicação a obra de Ferreira Gullar – um poeta que merece ser lido, naturalmente – por causa de uma profunda má vontade que, verdade seja dita, o próprio poeta ajudou a desenvolver com suas opiniões toscas a respeito de tudo. Dizem que seu último livro de poemas, que não li, por exemplo, é muito bom.

Não confesso isso sem uma ponta de vergonha, pois eu deveria saber separar sua poesia de suas opiniões. Muita gente diz que Jorge Luís Borges, o grande escritor argentino, era um sujeito complicado, mas nunca deixei de ler seus contos por isso. Por outro lado, conheço muitas pessoas legais que, infelizmente, não são bons artistas. Como se sabe, o mundo não é justo. Enfim, talvez a presença de Ferreira Gullar me sensibilizasse, embora é claro que ele continuará vivendo muito bem sem o meu perdão. Pelo menos pude entender, coisa que ainda não tinha feito, a pobreza de seus argumentos.

 Em resumo, Ferreira Gullar simplesmente não se conforma com a ideia de que não existe nada intrínseco à arte que possa nos garantir que aquilo é arte – o outro nome disso é acreditar em valores essenciais. Trocando em miúdos, Gullar não entendeu, ou finge não entender, o princípio mais básico do mundo moderno: o de que a única coisa que pode validar um documento é a legitimidade da assinatura, uma autoridade exterior ao objeto, portanto. Gullar não entendeu também, por consequência, que o campo da arte não é autônomo em relação à vida e que, portanto, um museu e um cartório funcionam da mesma maneira. Dentre outras coisas, foi isso que Marcel Duchamp nos ensinou quando expôs sua roda de bicicleta no museu, e de cabeça pra baixo ainda por cima. A roda só é arte porque uma assinatura de artista diz que é, e não ao contrário.

 Na verdade, Gullar dá algumas provas de que já entendeu tudo isso; ele apenas não se conforma ou finge não se conformar. Pela rispidez com que fala, aliada à satisfação que parece sentir quando uma plateia de estudantes desavisados aplaude suas piadas de gosto certamente duvidoso, talvez Gullar não se conforme mesmo. “Colocar cocô numa latinha agora é arte?”, pergunta o poeta. Da mesma maneira que Gullar pode dizer que é crítico de arte porque assina um texto de tal maneira ou porque é apresentado assim para uma plateia que está ali para escutá-lo falar sobre arte, colocar cocô em uma latinha será arte desde que exista condições pra isso. Ora, tenho um primo que fala exatamente as mesmas coisas que Gullar, só que no boteco, e por isso não deve ser considerado um crítico de arte. 

Não sei o que pode acontecer quando Ferreira Gullar descobrir que a invenção da roda é um caminho sem volta. Talvez ele pare de escrever, compre um sítio na região dos Lagos e vá cuidar dos seus passarinhos. Só que acho improvável. Devemos nos conformar com a ideia de que o abismo que se tornou o pensamento de Gullar também é um caminho sem volta. 


Fonte: Notícias de três linhas

Nenhum comentário: