maio 14, 2013

"Uma personagem Original – aula em vídeo de Claudio Ulpiano" (Centro de Estudos de Claudio Ulpiano)

PICICA: "Por que um homem escreve uma obra literária? O que é o cinema pulsional? “Esta não é uma aula linear. Pois estamos trabalhando com temas muito sofisticados, e uma progressão linear mataria o próprio ser da questão” – diz Ulpiano."

Uma personagem Original – aula em vídeo de Claudio Ulpiano (s/data)



“Uma personagem Original (“escreva aí, Original com O maiúsculo!”). É aquela que escapa da lei…”
Ulpiano inicia a aula explicando que o seu objetivo é trazer entendimento para o conceito de imagem-pulsão, mas que uma aula será sempre mais extensa do que um tema. Ele vai falar sobre a tese dos gnósticos – o deus dos puros espíritos e o demiurgo -, sobre as figuras do demônio, do anjo e do profeta, justiceiro e vingativo; sobre o nihilismo e o tempo negativo, sobre o mal radical, sobre o realismo, o naturalismo e a literatura de Melville, sobre o movimento e o tempo no cinema. Por que um homem escreve uma obra literária? O que é o cinema pulsional? “Esta não é uma aula linear. Pois estamos trabalhando com temas muito sofisticados, e uma progressão linear mataria o próprio ser da questão” – diz Ulpiano.
- (o vídeo se interrompe antes do final da aula; contudo, isto não prejudica o desenvolvimento dos temas e a compreensão do ouvinte). 

Fonte: Centro de Estudos Claudio Ulpiano

Nenhum comentário: