junho 11, 2013

"Em Nome da Razão", de Helvecio Ratton, finalmente no You Tube

PICICA: Uma das referências cinematográficas para os militantes da luta 'por uma sociedade sem manicômios', finalmente disponível para uso das redes sociais.
 

Publicado em 06/06/2013
Documentário quase todo filmado no manicômio de Barbacena, Minas Gerais. A câmera penetra em todos os ambientes do hospital - pavilhões de velhos, aleijados, crianças, homens e mulheres. As sequências são interligadas pela imagem de um longo e escuro corredor do hospício e uma 'louca' que canta uma música. Texto narrado em off propõe uma reflexão sobre a função social do manicômio a quem servem os hospitais psiquiátricos, quem são as pessoas enviadas para lá, qual o processo de 'cura' e recuperação a que são submetidos. O filme encerra com depoimentos da família de um paciente.

3 comentários:

Unknown disse...

NAo sou da area de psquiatria, mas apos ler o excelente livro-reportagem de Daniela Arbex - '' o holocausto brasileiro'', foi obrigatorio assistir ao documentario de Ratton.

A vcs que atuam na area um pedido - nao poupem esforcos para que situacoes semelhantes as relatadas nestes documentos vivos de nossa historis, nunca mais se repitam em nenhum local do Brsail,

Flavio lopes

Unknown disse...

estou horrorizado com tamanha crueldade.já mais poderia imaginar,que algo tão cruel fosse cometido com essas pessoas. Aqui em meu estado.

Neide P. disse...

Nossa que história mais triste, aquelas pessoas eram esquecidas e colocadas ali como animais, bichos perigosos. Fora da realidade da sociedade. E o pior ninguém ia socorre-los,.Vou ler o livro Holocausto Brasileiro deve ser muito detalhado toda essa tragédia.