julho 22, 2013

OUTRAS PALAVRAS: Na encruzilhada brasileira, a Reforma Tributária; Reforma Política: uma passo parado no ar; Médicos: as falsas polêmicas e o xis do problema; Polêmica: em defesa da Copa; Sin perder la alegria jamás; Todos os políticos são iguais; Existe amor nas revoluções



Boletim de Atualização - Nº 291 - 21/7/2013



DEPOIS DOS PROTESTOS DE JUNHO, O QUÊ?


Na encruzilhada brasileira, a Reforma Tributária
Ladislau Dowbor sustenta: país exige mudanças, mas para fazê-las é preciso redistribuir riqueza. Herança da ditadura, impostos atuais são injustos e bloqueiam direitos. Entrevista a Gilson Camargo (Outras Palavras)

 
Reforma Política: um passo parado no ar
Ao propor mudanças e plebiscito, Dilma fez lance ousado, porém de risco. Precisa sustentá-lo. Para isso, é indispensável enfrentar PMDB. Por João Peres (Outras Palavras)

Para desempatar o jogo
Saldo das mobilizações de junho ainda é ambíguo. É hora de impulsionar novas pautas e enfrentar manipulação da mídia. Por Vinícius Souza e Maria Eugênia Sá (Outras Palavras)

Médicos: as falsas polêmicas e o xis do problema
Direito à Saúde exige reforçar SUS (que alcançou conquistas importantes) e reverter privatização do sistema. Importação de doutores e extensão do curso são apenas marketing. Por Lilian Terra (Outras Palavras)

Polêmica: em defesa da Copa
É perfeitamente possível organizar evento que amplie infraestrutura e direitos. Desperdício são favores que Estado oferece a clubes e CBF. Por Guilherme Scalzili (Outras Palavras)

Sin perder la alegria jamás
Onda de protestos prossegue e incorpora música, teatro, escracho e projeções. Festival de criatividade está nas ruas. Por Marina Barros (Blog)

Todos os políticos são iguais?
Análise de uma única votação, na Câmara dos Deputados, revela diferenças sobre as quais mídia raramente informa. Por Celso Vicenzi (Outras Palavras)

Existe amor nas revoluções?
Mobilizações globais sugerem: estamos diante de uma possível mudança de paradigmas. Que isso tem a ver com nossas relações pessoais? Por Katia Marko, na coluna Outro Viver (Outras Palavras)



____________________________________________________________

OUTROS DESTAQUES

Photofagia: Sin café no hay mañana
Cotidiano e trabalho dos pequenos produtores do grão, em Honduras. O spresso custa caro, mas eles recebem parcela ínfima do preço de cada xícara. Fotos e texto de Letícia Freire (Outras Palavras)

Até quando morrerão os funkeiros?
Assassinato do MC Daleste revela série de mortes suspeitas e obriga a questionar políticas e leis que criminalizam ritmo cada vez mais popular. Por Gabriela Leite (Blog)

Impostos: para grandes fortunas, imensos privilégios
Há 25 anos o Congresso Nacional adia adoção de tributo que incidiria sobre os muito ricos e reduziria caos dos transportes públicos. Por Inês Castilho (Blog)

Juanita resgata Carlos Castañeda
Neste fim-de-semana, em S.Paulo, primeiro ensaio aberto de experimento da Cia Nova Dança, que articula múltiplas linguagens artísticas. Por Bruna Bernacchio (Blog)

Nenhum comentário: