julho 14, 2013

Programa Brasilianas.org convida Cebes para debate sobre a vinda de médicos estrangeiros para os rincões do país

12 de julho de 2013

Vinda de médicos estrangeiros

Programa Brasilianas.org convida Cebes para debate sobre a vinda de médicos estrangeiros para os rincões do país
 
O programa Brasilianas.org desta segunda-feira, às 20h, na TV Brasil, terá a presença do Cebes, representado por sua presidenta, Ana Maria Costa, em debate ao vivo sobre o pacto pela saúde anunciado pelo governo federal, com a promessa de definir várias frentes de ação para combater a falta de atendimento médico.

Dentre as medidas que serão realizadas no curto prazo, está a atração de médicos estrangeiros através do Programa Mais Médicos. Com isso, o Ministério da Saúde espera trazer 4 mil profissionais de fora do país, até o final do ano.

Também participam do debate o ex-ministro da Saúde e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz, José Gomes Temporão e o diretor e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Mario José Abdalla Saad.

Conjuntura
Segundo dados oficiais, no Brasil existem 1,8 médicos para cada 1 mil habitantes, média abaixo da Argentina (2,2), Uruguai (3,7) e do Reino Unido (2,7), país referência na área em se tratando de saúde universal.

Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, existe forte desigualdade da distribuição desses profissionais em todo o território nacional. Dos 360 mil médicos em atividade no país, em 2012, 203 mil atuavam na região Sudeste.

Para as entidades que representam a classe médica no país, a melhor forma de melhorar o atendimento em todas as regiões é investir em infraestrutura e na compra de equipamentos adequados nas regiões mais afastadas dos centros urbanos, fornecendo assim, condições adequadas para que os profissionais brasileiros aceitem trabalhar longe dos grandes centros.

Grupos de especialistas apontam, entretanto, que independente do número de médicos que devem oferecer atendimento às populações é preciso discutir a gestão eficiente de recursos. Experiências de consórcios regionais intermunicipais apontam que a boa administração pública pode ajudar a resolver questões essenciais à saúde sem a necessidade de aumentar consideravelmente o volume de recursos públicos.

Onde sintonizar a TV Brasil: UHF Analógico Canal 62 (SP) UHF Digital Canal 63 (SP) VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA) Net - Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA) Sky-Direct TV - Canal 116 TVA digital - Canal 181 Ou assista pela internet: www.tvbrasil.ebc.com.br

Ajude o Cebes a construir esse espaço coletivo, encaminhando críticas, sugestões, textos, opiniões e conteúdos. Aguardamos a sua contribuição!
2009 - Cebes - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário: