agosto 10, 2013

"As organizações hegemonizadas pelo governismo: cada vez mais governistas?", por Michel Navarro

PICICA: "As manifestações massivas em junho último, impulsionadas pela luta contra o aumento da tarifa de transporte público em diversas cidades, fenômeno que não víamos há décadas, trouxeram à luz como a grande maioria dos setores da esquerda – partidos, sindicatos e movimentos sociais – continua avessa à realização de qualquer autocrítica em relação às suas estratégias de luta. Sob o fantasma do avanço das forças conservadoras, a maioria das organizações com histórico inegável de mobilização e luta optou claramente por fincar os pés onde já estão há uma década: articuladas em torno do governo, dando sustentação e perpetuando as mesmas práticas de luta institucional, por dentro do Estado, em detrimento da autonomia e independência de classe.
E são justamente essas práticas que escancararam, nessa conjuntura de levante popular, em que a população se dispôs a ir para a rua em torno de demandas concretas e que dizem respeito aos interesses dos setores populares, quão distanciadas essas organizações estão da população. A opção de, a partir da eleição de 2002, não enxergar o Estado mais como antagonista, mas de fazer a “luta” na institucionalidade, inclusive cogerindo com o governo políticas públicas, tornando-se em grande medida parceiros na administração do Estado neoliberal, foi sem dúvida o que tirou as organizações das ruas, do confronto, da preocupação com a mobilização de setores desorganizados.
Esse recuo, que na boca de muitos dirigentes se justificava por uma análise conjuntural estruturalista de que estaríamos em uma conjuntura de descenso da luta de massas, muito enfraquecida para a articulação de qualquer ofensiva, mostra agora o seu rosto político.  Um instrumento de justificação da apatia intencional das organizações e de sua aliança com o governo."

As organizações hegemonizadas pelo governismo: cada vez mais governistas?

8 de agosto de 2013  


As organizações optaram por defender o que o governo entende que devem ser as reivindicações da população. Por Michel Navarro


As manifestações massivas em junho último, impulsionadas pela luta contra o aumento da tarifa de transporte público em diversas cidades, fenômeno que não víamos há décadas, trouxeram à luz como a grande maioria dos setores da esquerda – partidos, sindicatos e movimentos sociais – continua avessa à realização de qualquer autocrítica em relação às suas estratégias de luta. Sob o fantasma do avanço das forças conservadoras, a maioria das organizações com histórico inegável de mobilização e luta optou claramente por fincar os pés onde já estão há uma década: articuladas em torno do governo, dando sustentação e perpetuando as mesmas práticas de luta institucional, por dentro do Estado, em detrimento da autonomia e independência de classe.


E são justamente essas práticas que escancararam, nessa conjuntura de levante popular, em que a população se dispôs a ir para a rua em torno de demandas concretas e que dizem respeito aos interesses dos setores populares, quão distanciadas essas organizações estão da população. A opção de, a partir da eleição de 2002, não enxergar o Estado mais como antagonista, mas de fazer a “luta” na institucionalidade, inclusive cogerindo com o governo políticas públicas, tornando-se em grande medida parceiros na administração do Estado neoliberal, foi sem dúvida o que tirou as organizações das ruas, do confronto, da preocupação com a mobilização de setores desorganizados.


Esse recuo, que na boca de muitos dirigentes se justificava por uma análise conjuntural estruturalista de que estaríamos em uma conjuntura de descenso da luta de massas, muito enfraquecida para a articulação de qualquer ofensiva, mostra agora o seu rosto político.  Um instrumento de justificação da apatia intencional das organizações e de sua aliança com o governo.


Lula reuniu em 22 de junho no Instituto Lula com representantes da União da Juventude Socialista (juventude do PCdoB), MST, UNE, Levante Popular da Juventude (juventude da Consulta Popular), Juventude da CUT, Marcha Mundial das Mulheres, Fora do Eixo e com o presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Alessandro Melchior, o secretário municipal de Direitos Humanos, Rogério Sottili, e Rodrigo Savazonni, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura

Com a tentativa dos setores da direita, via seu partido político – a grande mídia – de disputar o sentido das manifestações, e conseguindo colocar pautas nas manifestações, em especial em torno do nacionalismo e do discurso anticorrupção, as organizações recorreram às suas engessadas categorias para explicar as razões dessa suposta “guinada à direita”. Isso teria ocorrido porque faltou uma direção forte nas ruas, que pudesse colocar para a população as pautas de interesse histórico da classe trabalhadora e que conseguisse dirigir o processo, evitando, assim, que a direita se apropriasse dos corações e mentes de quem estava nas ruas.


Essa justificativa para mim é de longe a principal evidência da total falta de autocrítica da esquerda próxima ao governo.  A incapacidade ou falta de vontade de reconhecer que a tirada de pé da maioria das organizações de esquerda nesses últimos 10 anos contribuiu em muito para a falta de referência da população nas ruas e para a dificuldade dos movimentos conseguirem dialogar com a população e propor pautas.


A maioria da população não reconhece movimentos e partidos como representantes das suas demandas e aspirações. E isso se deve muito mais a uma burocratização e institucionalização dos instrumentos de luta da classe do que a uma suposta manipulação midiática somada à ausência de uma organização forte dirigindo a luta das massas. Esse distanciamento atual das organizações em relação à população gera muitas consequências negativas. E, sem dúvida, a mais danosa nas jornadas de junho foi a facilidade com que a mídia burguesa conseguiu influir nas manifestações com o discurso anticorrupção.


Em vez da autocrítica, sempre fundamental em momentos em que a população se mostra bem mais radicalizada do que as organizações que dizem representá-las, as organizações ficaram quase que circunscritas a um ataque, algumas por ignorância, mas outras por má-fé, à estrutura organizativa horizontal do Movimento Passe Livre (MPL). Como se bastasse, em junho, uma organização altamente centralizada chamando os atos para impulsionar as massas à esquerda.


A conjuntura atual derruba a leitura do descenso, e as próprias organizações que a sustentavam reconhecem isso. Mas nem mesmo esse novo horizonte, propício, embora ainda com muitas indefinições, para a construção de uma ofensiva dos setores populares organizados, fez com que até mesmo organizações que em teoria se afirmavam independentes saíssem das asas do governo.


Agora seria o momento, visto que novamente a população está disposta a lutar, das organizações romperem definitivamente com o PT e darem um pontapé inicial, junto com outros movimentos que saíram da órbita governista ou que nela nunca estiveram, para a reconstrução de uma alternativa de autonomia e independência de classe, fora da institucionalidade. Falo aqui de começar a construir poder popular.


Em Salvador, em 4 de julho, no lançamento do Plano Safra Semiárido, Dilma acompanhada pelas lideranças de 21 movimentos sociais

Contudo, o que vem ocorrendo é o inverso. Tem havido uma articulação ainda mais forte entre as organizações cooptadas e pouca vontade de construção de uma alternativa à esquerda e por fora do governo. Tais organizações têm inclusive saído às ruas com o PT e continuam entendendo que devem se articular com tendências do partido, não dando sinais de questionamento desta estratégia.


O setor governista vem concentrando sua atenção em sustentar publicamente a defesa de pautas postas pelo governo, como o caso da reforma política. Pauta colocada com força depois da reunião que essas organizações tiveram com Dilma. Embora saibamos que ela já foi bloqueada e praticamente arquivada pelo setor de sustentação do governo no Congresso e que, ainda que seja uma pauta importante e justa, tira a atenção das questões cruciais que levaram a população para a rua, e que são muito mais de fundo e vinculadas cotidianamente com a realidade da população, como precarização e encarecimento do transporte público, reforma urbana e rural, sucateamentos da saúde e educação públicas. Ou seja, as organizações optaram por defender o que o governo entende que devem ser as reivindicações da população. O foco na reforma política não está em sintonia com as aspirações vindas das ruas. E tamanha é a aposta de dirigentes nessa pauta sugerida pelo governo, que já há quem defenda que qualquer reforma estrutural no Brasil só será possível após a efetivação de uma reforma política. Como quem diz, com ironia: “por ora, vamos mais uma vez adiar a luta por reforma agrária, reforma urbana, etc., e concentremos nossas forças na reforma política, conseguindo assinaturas, e depois vamos para Brasília apresentar nossa concordância com a sugestão vinda do governo. Aí sim, só então pensemos em retomar as pautas históricas que são as bandeiras de muitos movimentos, inclusive dos nossos”.


Outro fator que mostra a indisposição dessas organizações em construir ação direta, se distanciar da institucionalidade, organizar o povo nas ruas, é o coro que muitas delas vêm fazendo com a direita, no sentido de criminalizar qualquer ação mais radicalizada nas ruas, encampando o discurso moralizador do “sem violência” e “sem vandalismo”. Para além do fato confirmado historicamente de que avanços sociais são impulsionados pela ação das massas e força das revoltas, não esqueçamos que essas conquistas decorreram na sua esmagadora maioria de ações diretas resultantes de uma ampla organização, estimulada por sindicatos, movimentos e partidos inseridos na luta e dispostos a exercer pressões pela ação direta.


Mas o problema crucial no Brasil agora é justamente a sistemática renúncia da maioria das organizações de esquerda a adotarem práticas mais radicalizadas, assumirem o ônus e organizarem o povo para as pressões das ruas. Dispostas a assumirem riscos, é disso que estou falando. E o que acaba restando são os Black Blocs, cuja radicalidade é criminalizada tanto pela imprensa burguesa quanto pelos partidos de esquerda e sindicatos.


José Dirceu e Pablo Capilé, gestor do Fora do Eixo

E aí, fica-se nessa, setores da esquerda e a direita dando as mãos em discurso uníssono e moralizante contra “a violência”, sem que se abram espaços de discussões e críticas no campo da estratégia e tática a determinadas ações dos Black Blocs ou a ações de enfrentamento tocadas por outros grupos e organizações. Já que essa esquerda que “moraliza” não propõe nem quer fazer ação direta.

Em tempos de ação direta e protagonismo popular, tais organizações continuam sustentando os passeios em avenidas e praças públicas, reproduzindo a lógica de suas práticas do “tempo do descenso” e criminalizando a população que, em explosão de revolta, responde com coragem e enfrentamento à violência estrutural da polícia e do Estado; essa mesma população que, com a sua radicalidade, forçou governos de diversas cidades a baixar o exorbitante preço das tarifas de transporte público.


Em vista da indisposição dessas organizações em romper com o governo e contribuir para impulsionar as lutas nas ruas, fica a pergunta que não quer calar: ainda é possível esperar delas uma participação na construção de uma nova estratégia para a esquerda brasileira, quando mesmo numa conjuntura a favor elas se eximem de acertar ou errar com o povo? 


Nota sobre o autor


Michel Navarro é militante da Organização Anarquista Socialista Libertária (OASL).


A seleção das ilustrações é da responsabilidade do Passa Palavra.

Fonte: Passa Palavra

Nenhum comentário: