outubro 28, 2013

Hoje, Silvério Tundis faria 61 anos de idade

PICICA:  Resgato postagem de abril de 2007, em homenagem ao aniversariante de hoje, meu amigo Silvério Tundis, que completaria 61 anos de idade. Como se pode ler, o Centro de Atenção Psicossocial que leva seu nome continua sob responsabilidade do Estado.

1980-2006: fecha-se um ciclo da Reforma Psiquiátrica no Amazonas


Foto: Rogelio Casado, Manaus/AM, 1981
No dia 4 de maio de 2006, o estado do Amazonas fecha um ciclo da Reforma Psiquiátrica iniciada no governo José Lindoso em 1980 e encerrada no governo Eduardo Braga em 2006.

Com a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis, abre-se um novo ciclo no campo da Saúde Mental.

Na fotografia de 1981, vemos o médico psiquiatra Silvério Tundis (falecido) prestando contas ao governador do estado José Lindoso do que sua equipe produziu em pouco menos de 1 ano de trabalho, depois de liderar a denúncia de conluio entre a violência no tratamento de portadores de transtorno mental e corrupção administrativa no início de 1980.

Com Silvério dividi a responsabilidade pelos primeiros passos na implantação da Reforma Psiquiátrica em território amazonense. Observe ao fundo os recortes de jornais da época. O apoio da imprensa amazonense foi o terceiro elemento decisivo para colocar na pauta do debate público a questão das relações entre Loucura e Cidadania. O primeiro foi a organização de um coletivo de profissionais de Saúde Mental sob a liderança de Silvério Tundis. O segundo foi a decisão política do governador José Lindoso em apostar numa jovem geração de trabalhadores de saúde mental, que assumiram a condição de portadores do futuro.

Silvério não viveu para ver a estagnação da Reforma Psiquiátrica por todos os anos 90 na cidade de Manaus. Dar seu nome ao serviço que substitui o hospital psiquiátrico e seu ambulatório de consultas é uma homenagem justa a um homem que soube interpretar os desafios do seu tempo.

Eis que o futuro chegou. Na manhã de 4 de maio de 2006, o CAPS Silvério Tundis estará sendo entregue pelo governador Eduardo Braga e pelo Secretário de Saúde Wilson Alecrim para a comunidade do bairro de Santa Etelvina e adjacências (Zona Norte da cidade de Manaus). Após um ano, sua gerência passará ao âmbito do município a quem compete a criação de uma rede de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico.

O CAPS Silvério Tundis tem como objetivo a substituição da internação psiquiátrica por uma abordagem e tratamento do sofrimento mental baseada no respeito aos direitos de cidadania, de modo que o usuário do serviço seja entendido como sujeito de direito e não como objeto de benefícios.

Valeu, companheiro!

Rogelio Casado
Coordenador do Programa Estadual de Saúde Mental

Nenhum comentário: