dezembro 13, 2013

"Deleuze", por David Lapoujade

PICICA: "B_arco apresenta DELEUZE - o pensamento enquanto prática imanente decorrente da experiência vivida, segundo a singularidade deleuziana.

Conteúdo


Fruto de um livro em preparação intitulado “Deleuze”, a ser publicado pela n-1 edições, a palestra vai abordar o pensamento de Deleuze segundo uma perspectiva original e inusitada.


Na sequência haverá o lançamento da revista Cadernos de Subjetividade, na qual consta uma entrevista com David sobre o livro Potências do Tempo e vários outros temas como drogas, crack, o movimento de junho, performance, artes indisciplinadas, Ueinzz e a viagem de navio, etc.


David Lapoujade é um dos mais interessantes autores da nova safra de pensadores franceses. É professor na Sorbonne (Paris I), e especialista em filosofia anglo-americana e filosofia contemporânea. Publicou William James, Empirisme et pragmatisme (1997), estudo conciso e iluminador sobre o pensamento de William James, abordando de maneira original a questão da rede, das conexões, da confiança, da criação. No livro seguinte, Fictions du pragmatisme, William e Henry James (2008), fez uma abordagem cruzada do percurso e da obra dos irmãos James (um filósofo, o outro conhecido romancista), atingindo uma rara porosidade entre o domínio da filosofia e da criação literária. Por último, publicou Potências do tempo, recentement lançado em português e inglês pela n-1 edições. É também organizador de duas coletâneas póstumas de textos de Gilles Deleuze, A Ilha deserta (Iluminuras) e Deux régimes de fous, ainda inédita no Brasil."




Deleuze, por David Lapoujade (parte 3/3) from Lucas Mayor on Vimeo.

Deleuze, por David Lapoujade

Nenhum comentário: