dezembro 12, 2013

"Os padrões de Claudia Rogge", por Ana Claudia Lubitz

PICICA: "Claudia faz arte incomum com o comum; está preocupada com o padrão, as repetições, as multidões. Porém, o processo de construção destas multidões é focado totalmente no indivíduo. Claudia fotografa pessoa por pessoa, ou par por par, para chegar ao resultado final."

Os padrões de Claudia Rogge


Os padrões de Claudia Rogge


O trabalho da fotógrafa alemã Claudia Rogge é difícil de definir. Ao olhar para os projetos dela, questionamos se são fotografias, mosaicos ou pinturas renascentistas e barrocas. Fato é que o resultado, independente do processo, é a mais pura arte.


Claudia faz arte incomum com o comum; está preocupada com o padrão, as repetições, as multidões. Porém, o processo de construção destas multidões é focado totalmente no indivíduo. Claudia fotografa pessoa por pessoa, ou par por par, para chegar ao resultado final. 


Seu trabalho é quase uma ilusão de ótica, pois não sabemos ao certo quem é quem, onde começa um e termina o outro, onde se tocam, se complementam e se repetem.

Dos trabalhos que temos apresentado no Umbigo, o de Claudia é o menos improvisado e mais preciso. Conta com ajuda de muita manipulação de imagem e parece ser extremamente metódico, planejado e até obsessivo, o que acaba causando uma certa angústia e fascinação no observador. 

Percorrer os olhos por cada fotografia é como andar num labirinto de pessoas e se deparar com o coração de seu trabalho que é a relação paradoxal entre a massa e o indivíduo.

Confira algumas fotos:

(clique em qualquer uma para abrir a galeria)















Visite: http://www.claudia-rogge.de/

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Claudia-Rogge/421411831243493?fref=ts


Vídeo sobre o projeto Lost in Paradise:


Fonte: Umbigo das Coisas

Nenhum comentário: