janeiro 22, 2014

PFDC destaca ampliação de atenção a paciente judiciário com transtorno mental

 Brasília, 21 de janeiro de 2014.
 

PFDC destaca ampliação de atenção a paciente
judiciário com transtorno mental
 
Os Ministérios da Saúde e da Justiça publicaram a Portaria Interministerial Nº 1/2014, que cria a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e programas e serviços sociais e de direitos de cidadania. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) contribuiu nas discussões que fundamentaram a referida Portaria.

Também no início deste mês, foi publicada a Portaria Nº 94/2014 MS, que traz uma nova estratégia para o Sistema Único de Saúde (SUS) prestar serviço de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas às pessoas com transtorno mental e privadas de liberdade. A norma, que se estende a pacientes que estejam sob liberdade condicional, institui o serviço de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a Lei no âmbito do SUS. Ainda sobre o tema, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 95/2014, que dispõe sobre o financiamento do serviço de avaliação e acompanhamento às medidas terapêuticas aplicáveis ao paciente judiciário, no âmbito do SUS.

As diretrizes são resultado dos debates realizados por grupo técnico instituído com o objetivo de discutir questões pertinentes às medidas de segurança no Brasil. A PFDC está entre as instituições que integra o grupo de trabalho, que conta ainda com representantes do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentre outros. 

Segundo o Ministério da Saúde, esses novos serviços serão elaborados e coordenados por uma equipe de avaliação e acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP). Com a nova regulação, a EAP atuará como dispositivo conector entre os órgãos de justiça, as equipes de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e programas e serviços sociais e de direitos de cidadania. O objetivo é garantir a oferta de um acompanhamento integral, resolutivo e contínuo. Caberá à EAP estabelecer a comunicação com gestores e equipes de serviços do SUS.
Acesse aqui a íntegra das Portarias.

Nenhum comentário: