fevereiro 27, 2014

A Ocupação sem-teto Quilombo das Guerreiras exige uma solução imediata! (RJ)

PICICA: "A Quilombo das Guerreiras, ocupando o edifício 49 desta avenida até então abandonada e que desde a “revitalização da área portuária” foi vendida para o capital privado, mostrou que é possível viver em coletivo, que a autogestão é uma realidade, que uma comunidade não precisa de chefes, nem donos, e que ela pode se organizar em assembleias, comissões de trabalho e cuidar do seu destino."

ocg-glauber

O prédio da Avenida Francisco Bicalho, 49, ocupado por dezenas de famílias em 2007 e batizado por estas como “Ocupação sem-teto Quilombo das Guerreiras”, já não é mais do coletivo de moradores. Os moradores que ainda permaneciam no prédio, até hoje, estão saindo deste lugar que por mais de 7 anos abrigou uma das maiores experiências de luta e resistência nesta cidade. A Quilombo das Guerreiras, ocupando o edifício 49 desta avenida até então abandonada e que desde a “revitalização da área portuária” foi vendida para o capital privado, mostrou que é possível viver em coletivo, que a autogestão é uma realidade, que uma comunidade não precisa de chefes, nem donos, e que ela pode se organizar em assembleias, comissões de trabalho e cuidar do seu destino. Em mais de 7 anos um prédio abandonado há de 20 anos foi recuperado. Os próprios moradores fizeram as obras com mutirões e com o dinheiro do seu trabalho. Construíram cozinhas coletivas, bibliotecas, espaços de festa e de aula, banheiros coletivos, junto com apoios tocaram projetos de reforço escolar, Alfabetização de Jovens e Adultos, projetos de cinema e muitas outras atividades.

Hoje a ocupação não está mais neste prédio, MAS ELA CONTINUA COMO COLETIVO DE MORADORES DA QUILOMBO DAS GUERREIRAS. Nas negociações com a prefeitura, ela recusou o aluguel social e avisou que quer continuar como coletivo, como comunidade que se organiza há mais de 7 anos e que já enfrentou 2 despejos antes. Hoje a Quilombo EXIGE UMA MORADIA COLETIVA, garantida pela prefeitura, e PRESSIONA A SEDURP para que isso seja feito imediatamente até que as casas do Projeto QUILOMBO DA GAMBOA, do qual a Quilombo das Guerreiras faz parte, sejam enfim entregues.

A luta continua.

-- 

www.pelamoradia.wordpress.com


Ajude a construir a rede de comunicação e solidariedade Flor da Palavra, unindo ativismo, pesquisa, arte, comunicação, festa, trabalho, educação e muito mais na construção de um mundo onde caibam muitos mundos.

Para a invenção da rede e suas veias de comunicação e solidariedade, está disponível, além da lista, um site de publicação aberta "wordpress" em http://flordapalavra.noblogs.org e uma galeria de imagens em http://www.flordapalavra.libertar.org/main.php 

Nenhum comentário: