março 21, 2014

"Militantes da Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, falam sobre a prática do genocídio racial." (Das Lutas)

PICICA: "Os militantes da Campanha Reaja ou será Mort@ e Movimento Quilombo Xis, Hamilton Borges e Andréia Borges, falam sobre a pratica do genocídio racial. Esta prática atravessa Estado e empresas privadas e traduz de forma violenta o racismo institucional que formou o sistema judicial e policial brasileiro. Além disso eles apontam caminhos para ação a favor da vida e por uma outra organização social."

 

Militantes da Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, falam sobre a prática do genocídio racial.

preferido 2

No momento em que ainda estamos estarrecidos diante da violência dos orgãos de repressão do Estado e sua última ação assassina, propomos com este vídeo duas coisas. Primeiro, a elucidação da ideia de genocídio racial. A Campanha Reaja ou será Mort@/ Ação comunitária e cultural Quilombo Xis, trabalham com uma ideia clara, o Estado se organizou para promover o controle e a destruição do corpo dos pretos e pobres. A nossa sociedade se constituiu através do tempo como uma estrutra racista onde o corpo do negro foi sempre colocado em posições subhumanas. As estruturas jurídicas e policiais foram formadas para conter esse corpo que sempre se rebelou contra as violências impostas e reforçar sua suposta sub humanidade. O genocídio racial é a efetivação de uma ação governamental racista que se desenvolve em várias frentes. Não se trata apenas do extermínio, mas de uma conjunto de fatores e violências sofridas, como por exemplo o descaso na saúde. Segundo, esta elucidação visa demarcar as ações governamentais para além de sua suposta ineficiência, ou seja, não se trata de puro descaso mas sim de políticas e ações (governamentais ou não) que tem endereço certo, pois surgem a partir do desdobramento histórico de ações racistas dentro da instituições do pais. Assim, a partir desta demarcação, o objetivo é traçar uma série de posições e programas políticos que criem a possibilidade de uma sociedade efetivamente multipla.

Por fim, é fundamental afirmar que como a morte da Claudia da Silva foi filmada e transmitida ela terá alguma repercussão, mas certamente essa repercussão tentará transformar esta ação numa exceção, ora, o que a ideia e os números do genocídio racial que existem no Brasil nos mostram é justamente o contrário, a morte da Claudia da Silva é apenas mais uma triste ação normal e normativa da justiça e da polícia brasileira. Assistam o vídeo e boa luta para todos!

Fonte: Das Lutas

Nenhum comentário: