setembro 22, 2014

"Prefiro no 2º turno Dilma x Marina; a Dilma x Aécio", por Bruno Cava

PICICA: "Texto escrito por Bruno Cava, de grande valia no entendimento dos andamentos políticos para as eleições presidenciais de 2014." 


Prefiro no 2º turno Dilma x Marina; a Dilma x Aécio.

| Texto escrito por Bruno Cava, de grande valia no entendimento dos andamentos políticos para as eleições presidenciais de 2014.

Bruno Cava é escritor, pensador político e autor do blog http://www.quadradodosloucos.com.br/


Prefiro no 2º turno Dilma x Marina; a Dilma x Aécio.

Pelos seguintes motivos:


1) PSDB fora do segundo turno e Aécio politicamente enterrado em nível nacional.



2) Se Dilma ganha no primeiro turno, governo se tornará ainda mais convicto de seu projeto neodesenvolvimentista e de sua leitura fechada e até criminalizadora das jornadas de 2013, dos movimentos e coletivos autônomos.

3) Sou pela superação da democracia representativa, mas isto não pode ser uma posição abstrata. Ser contra a representação significa ser contra os arranjos materiais e as forças materiais que compõem o sistema político. No Brasil, isto significa 20 anos de bipolaridade PT x PSDB com fundo pemedebista, na esteira da expansão do capitalismo no Sul global.


4) Marina não é a superação da democracia representativa, nem exprime uma tendência mais à esquerda, nem representa as jornadas de 2013. Seria ingênuo e reducionista acreditar nisso.


5) Mas a candidatura de Marina ajuda a esboroar, pelo menos, o bloco bipolar PT x PSDB. Indício disso é o horror com que essa candidatura é encarada por aecistas e dilmistas linhas-dura. Indício disso, ainda, é que votos nulos e brancos e prováveis abstenções estejam migrando para o voto em Marina. Não vejo porque abrandar as contradições internas ao sistema político.

 

6) Eu acredito que existam energias de transformação cristalizadas no PT e no governo Dilma. Elas são minoritárias. Proporcionalmente é menos do que fora do PT, porém, como o PT é gigante, em números absolutos é algo relevante. Aécio x Dilma ajuda a manter essas energias cristalizadas, ao reproduzir esquemas mentais (fantasma da direita, menos pior, volta do FHC etc). Dilma x Marina, ao contrário, coloca os esquemas mentais em crise. Não é fácil, considerando o governo Dilma, recriar esses esquemas, sem revelar as próprias contradições (exemplo: chamar a Marina de fundamentalista revela a própria intimidade com a pauta religiosa e, ao mesmo tempo, o preconceito contra evangélico). Isso vai forçar uma requalificação da campanha. É possível que Dilma x Marina force essas energias cristalizadas a sair da zona de conforto e ter de mover-se, e entrar em fluxo. Algo de bom pode sair daí.

7) Por último, é claro que as eleições são secundárias em relação às lutas, não acredito que devemos se subjetivar por elas, tampouco temos muito tempo pra isso considerando outras urgências. No entanto, elas têm sim alguma relevância, ou pelo menos a maioria das pessoas acredita que tenha e vá dedicar alguma atenção nas eleições. Isso não é desprezível, para que não se arroga da posição de estar "acima das massas". 


Fonte: Linhas de Fuga

Nenhum comentário: