novembro 21, 2014

"Raquel Rolnik: “Violência e moradia”" (Portal Geledés)

PICICA: "Em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, a arquiteta, urbanista e professora da USP Raquel Rolnik analisa a invasão ocorrida nos conjuntos habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”: “Construímos a ideia de que existe ‘o lugar’ da violência: esse lugar seria a favela”, e conclui: “Ou compreendemos o fenômeno da violência de forma mais ampla, como elemento que está entranhado na nossa sociedade e na nossa cultura, dentro e fora do Estado, em todas as classes sociais, na favela e nos condomínios de luxo, ou não conseguiremos enfrentar a questão”"

Raquel Rolnik: “Violência e moradia”

Mês da Consciência Negra 2014

raquel

Em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, a arquiteta, urbanista e professora da USP Raquel Rolnik analisa a invasão ocorrida nos conjuntos habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”: “Construímos a ideia de que existe ‘o lugar’ da violência: esse lugar seria a favela”, e conclui: “Ou compreendemos o fenômeno da violência de forma mais ampla, como elemento que está entranhado na nossa sociedade e na nossa cultura, dentro e fora do Estado, em todas as classes sociais, na favela e nos condomínios de luxo, ou não conseguiremos enfrentar a questão”

A arquiteta, urbanista e professora da USP, Raquel Rolnik, analisou em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo como a imprensa noticiou a invasão por traficantes em conjunto habitacional do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Guadalupe, na Zona Oeste do Rio. Em pesquisas, a colunista relata que essa realidade se encontra presente em diversas unidades do programa por todo o país, e isso vem sendo noticiado cotidianamente.

A análise ressalta: ao longo da história, “construímos a ideia de que existe ‘o lugar’ da violência: esse lugar seria a favela”. Realocar os moradores das favelas para conjuntos habitacionais, formalizados, regularizados e ordenados levaria ao fim da violência. Porém, o que a história vem mostrando, desde a experiência com a Cidade de Deus, é que o problema não é a favela e sim a forma de combate à violência. “Ou compreendemos o fenômeno da violência de forma mais ampla, como elemento que está entranhado na nossa sociedade e na nossa cultura, dentro e fora do Estado, em todas as classes sociais, na favela e nos condomínios de luxo, ou não conseguiremos enfrentar a questão”.

Confira aqui a coluna na íntegra.

Fonte: Portal Geledés

Nenhum comentário: