dezembro 21, 2014

"Até Pequenos Atos podem mudar Destinos " (OUTRO CINE)

PICICA: "Meio século depois, EUA e Cuba voltam a se aproximar e começam a restabelecer relações diplomáticas. Ainda não é o fim de um dos embargos mais cruéis imposto pelo imperialismo estadunidense, mas, o fato de Barack Obama estabelecer contato com Raúl Castro, já é um marco histórico que transformará a relação entre os dois países. Pra não deixar este dia passar em branco, o Outro Cine traz o premiadíssimo curta cubano El Año del Cerdo, que na tradução literal para o português seria O Ano do Porco, uma referência ao horóscopo chinês."

Até Pequenos Atos podem mudar Destinos

Meio século depois, EUA e Cuba voltam a se aproximar e começam a restabelecer relações diplomáticas. Ainda não é o fim de um dos embargos mais cruéis imposto pelo imperialismo estadunidense, mas, o fato de Barack Obama estabelecer contato com Raúl Castro, já é um marco histórico que transformará a relação entre os dois países. Pra não deixar este dia passar em branco, o Outro Cine traz o premiadíssimo curta cubano El Año del Cerdo, que na tradução literal para o português seria O Ano do Porco, uma referência ao horóscopo chinês.


curta, cortometraje, short film, Cuba, court, curtametragem
Zodíaco CHINÊS. Annia Bu é Alejandra Ping em El Año del Cerdo
E é justamente no bairro chinês de Havana, mais especificamente num restaurante de comida chinesa, que se desenvolve a história. Conduzido por um narrador, o espectador é apresentado a Chang Rodríguez, um avoado funcionário do restaurante que passa a ser a peça chave que une todos os personagens da trama, digamos que ele é o biscoito da sorte do curta. Algo que Chang fez no passado modificou a vida de todos os moradores do prédio aonde se localiza o estabelecimento em que ele trabalha. A cada personagem surge uma informação que joga luz ao ocorrido. Entretanto, é justamente Chang que por ventura restabelecerá a ordem normal na vida destes mesmos vizinhos. Muito bem decupado e com um roteiro encaixado, a diretora Claudia Calderón conduz com maestria El Año del Cerdo. O curta-metragem, filme-tese realizado por cinco ex-alunos da Escola de Cine e Televisão de San Antonio de los Baños, teve exitosa passagem por festivais e conquistou mais de vinte prêmios mundo a fora. Idioma original, com legendas em inglês.

El Año del Cerdo


Sinopse

 
Conta a história de um pitoresco bairro chinês de Havana onde convivem uma jovem obcecada por colecionar manuais, uma ex-cantora de ópera cantonesa e um lutador de Kung fu. Todos conectados pelo entregador do restaurante chinês do primeiro andar, Chang Rodríguez.

Gênero Ficção
Subgênero Comédia
Diretor Claudia Calderón
Elenco Antulio Marín, Annia Bu, Caridad Amarán, Alejandro Chiu, Mario Guerra, Luis Alberto Delgado, Hilda Chiu, Marlenys Choy Chang, Barbara Díaz, Joan Abreu
Ano 2008
Duração 9'30''
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Cuba 


Fonte: OUTRO CINE

Nenhum comentário: