dezembro 29, 2014

"O que é filosofia?" (Razão Inadequada)

PICICA: "Dois anos e já queremos dizer aquilo que somos e não somos. Sim, é ousado, mas é preciso. Ousadia é para nós uma prerrogativa, tal como a prudência. Se nos definimos como uma Razão Inadequada foi para contrapor-se, mas se dissemos “Não” é porque antes gritamos “Sim” para nossas ideias. Ouvimos o corpo, o barulho da cidade, escutamos o ritmo das frases de filósofos que admiramos e decidimos dar nossa pequena contribuição ao cenário da filosofia no Brasil e no confuso mundo da internet.

Nos acusam de superficiais, e nós agradecemos. Nos pedem que sejamos profundos, mas nós mal atingimos a superfície de nós mesmos. Nos chamam de loucos, ridículos, até mesmo utópicos, mas eles não sabem que estes são nossos momentos mais lúcidos. Sabemos que é impossível viver mundos utópicos, por isso lutamos diariamente para viver o mundo real. Isto nos torna muito melhores e muito piores que Deus. Fizemos da liberdade um fim e um meio, mas sentimos que ainda nem começamos."

O que é filosofia?

Salvador Dali, "Athens is burning the school of athens and the fire in the borgo"
Salvador Dali, “Athens is burning the school of athens and the fire in the borgo”

Dois anos e já queremos dizer aquilo que somos e não somos. Sim, é ousado, mas é preciso. Ousadia é para nós uma prerrogativa, tal como a prudência. Se nos definimos como uma Razão Inadequada foi para contrapor-se, mas se dissemos “Não” é porque antes gritamos “Sim” para nossas ideias. Ouvimos o corpo, o barulho da cidade, escutamos o ritmo das frases de filósofos que admiramos e decidimos dar nossa pequena contribuição ao cenário da filosofia no Brasil e no confuso mundo da internet.

Nos acusam de superficiais, e nós agradecemos. Nos pedem que sejamos profundos, mas nós mal atingimos a superfície de nós mesmos. Nos chamam de loucos, ridículos, até mesmo utópicos, mas eles não sabem que estes são nossos momentos mais lúcidos. Sabemos que é impossível viver mundos utópicos, por isso lutamos diariamente para viver o mundo real. Isto nos torna muito melhores e muito piores que Deus. Fizemos da liberdade um fim e um meio, mas sentimos que ainda nem começamos.

Se inauguramos esta página foi simplesmente para ampliar encontros, quebrar imagens, criar e fazer fluxos passarem. Nosso território é online, mas já extrapolamos e caímos em livrarias, palestras e outros eventos. Nosso territórios criados dia a dia, quebram nossos limites, expandem nossas fronteiras. A velocidade é necessária neste mundo paranóico, mas seguimos de forma a deixar para trás tudo de pesado. Cada letra, cada palavra é uma nova batalha. Hoje, tudo que nasce tem vida curta, nosso blog nasceu para consumir-se e viver perto do fogo. Se vivemos é porque nos reinventamos continuamente.

Não se filosofa nem se vive uma vida filosófica sozinho, mas tampouco com qualquer pessoa.  Neste ponto temos que admitir que nos preocupamos em devir-filósofos, sim, nossas partículas aproximam-se cada vez mais das vibrações daqueles que filosofaram antes de nós. Mas faremos isso do nosso jeito, e criaremos nosso próprio modo de filosofar. Esta série, tema da nossa segunda revista, aborda a questão O que é filosofia, tanto do nosso próprio ponto de vista quanto dos filósofos com os quais temos afinidade.

o-pensador-de-rodin
Ps: Estes textos  irão para a nossa segunda revista! Estamos procurando parcerias para fazer as ilustrações. Se estiver interessado, por favor entre em contato conosco!

Fonte: Razão Inadequada

Nenhum comentário: