fevereiro 23, 2015

"O Corpo Utópico, As Heterotopias". Michel Foucault

PICICA: "Um outro tom de Foucault. Um outro Foucault. Mais confessional e mais próximo da literatura. O corpo utópico, As heterotopias reúne duas conferências de 1966, que permaneciam inéditas até recentemente, seguidas de um posfácio assinado por Daniel Defert"



9788566943078-Corpo-utópico-as-heterotopias-bilingue
michel-foucault_-4acorpo3corpo4

O Corpo Utópico, As Heterotopias

Author:
R$ 38 R$ 31
Title/ Título:O corpo utópico, As heterotopias/
Le corps utopique, Les hétérotopies
Author / Autor: Michel Foucault
Tradução de Salma Tannus Muchail
Year / Ano: 2013
Number of pages / Nº de páginas: 112
Bilingual edition / Edição bilíngue: Português/Francês – Portuguese/French

Descrição do produto

O CORPO UTÓPICO, AS HETEROTOPIAS/ LE CORPS UTOPIQUE, LES HÉTÉROTOPIES (bilíngue)

Um outro tom de Foucault. Um outro Foucault. Mais confessional e mais próximo da literatura. O corpo utópico, As heterotopias reúne duas conferências de 1966, que permaneciam inéditas até recentemente, seguidas de um posfácio assinado por Daniel Defert.

“Em todo caso, uma coisa é certa, o corpo humano é o ator principal de todas as utopias. Afinal, uma das mais velhas utopias que os homens contaram para si mesmos não é o sonho de corpos imensos, desmesurados, que devorariam o espaço e dominariam o mundo? É a velha utopia dos gigantes, que encontramos no coração de tantas lendas, na Europa, na África, na Oceania, na Ásia, esta velha lenda que há tão longo tempo nutre a imaginação ocidental, de Prometeu a Gulliver.” (O corpo utópico)
“Pois bem, sonho com uma ciência – digo mesmo uma ciência – que teria por objeto esses espaços diferentes, esses outros lugares, essas contestações míticas e reais do espaço em que vivemos. Essa ciência estudaria não as utopias, pois é preciso reservar esse nome para o que verdadeiramente não tem lugar algum, mas as hetero-topias, espaços absolutamente outros; e, forçosamente, a ciência em questão se chamaria, se chamará, já se chama ‘heterotopologia’.” (As heterotopias)



Sobre o autor: Michel Foucault foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando essas etiquetas, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas. Dentre as suas principais obras podemos encontrar A História da sexualidade, Vigiar e Punir e A história da loucura.

Fonte: OUTRAS PALAVRAS

Nenhum comentário: