março 28, 2015

"Política e polícia: Cuidados, controles e penalizações de jovens", de Acácio Augusto

PICICA: “Uma excelente análise crítica das políticas públicas voltadas, no Brasil, para crianças e adolescentes ditos em risco social — como o ECA, tão mitificado e naturalizado … Leitura imprescindível para qualquer um que queira pensar as … forças coercitivas que se anunciam em nome da inclusão, dos direitos, da participação, da segurança e da liberdade”.


Politica-e-policia-capa
golpe_64_5upp1981912_438752996258951_2020733767_n

Política e polícia: Cuidados, controles e penalizações de jovens

R$ 45R$ 38
Editora: Lamparina
Autor: Acácio Augusto

Descrição do produto

Acomodação. Conformismo. Moderação. Esse é o alerta de Acácio Augusto sobre a onda conservadora que nos envolve cada vez mais. Envolvidos por sedutoras e sutis armadilhas, caminhamos pelas ruas governadas pelo medo e pedimos mais leis e mais segurança, tornamo-nos policiais de nós mesmos. E acreditamos que isso é cidadania.

Com Foucault como principal interlocutor, Acácio questiona essa cidadania que se assemelha às condutas policiais; como isso se implantou em nós, em nossas relações; como nos acostumamos com a prisão a céu aberto e pedimos mais controle. Analisando o projeto Pró-Menino, da Fundação Telefônica, ele discorre sobre as práticas de controle a céu aberto de jovens considerados infratores pela perspectiva das insurgências, jovens “educados” pela prática do castigo e pelo exercício centralizado da autoridade, e mostra a passagem das ruas sem governo para o governo das ruas, exercido pelos próprios jovens que são alvos das políticas contemporâneas de assistência e penalização.

Como afirma Cecilia Coimbra, vice-presidente do grupo Tortura Nunca Mais (RJ), “Uma excelente análise crítica das políticas públicas voltadas, no Brasil, para crianças e adolescentes ditos em risco social — como o ECA, tão mitificado e naturalizado … Leitura imprescindível para qualquer um que queira pensar as … forças coercitivas que se anunciam em nome da inclusão, dos direitos, da participação, da segurança e da liberdade”.
Fonte: OUTROS LIVROS

Nenhum comentário: