novembro 18, 2015

Boletim Antenado ESPECIAL/Novembro

iBase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
 
 
 
ANTENADO - Boletim Informativo do IBase ANTENADO - Boletim Informativo do IBase
Revista Trincheiras #3
Já está no ar o número 3 de Trincheiras, a revista de cidadania ativa do Ibase
Nesta edição o Perfil é uma homenagem a Betinho, que teria feito 80 anos neste 3 de novembro. A entrevista é com uma mulher guerreira: Luciene Lacerda. Do Canadá ela fala sobre o Movimento de Mulheres Negras e sobre a importância da Marcha, que acontece amanhã (18) em várias capitais do país.
A Reportagem Cidade “ainda” partida mostra como a (i)mobilidade no Rio de Janeiro cerceia uma série de outros direitos do cidadão, como o acesso à educação, ao lazer e até ao amor. Este também é o tema sobre o qual Francisco Menezes reflete no artigo Serviços, uma nova agenda para o Brasil?
A impunidade e a violência generalizadas praticadas pelas polícias Militar e Civil nas áreas com UPP, no Rio, foram condenadas em recente relatório do Comitê para o Direito das Crianças da Organização das Nações Unidas (ONU) e inspirou a coluna Memória. Nela, lembramos as chacinas de Acari e da Candelária, ocorridos há 25 anos, sem que os culpados tenham sido punidos.
Nos Indicadores de Cidadania, Cândido Grzybowski destaca a importância de proteger e garantir o acesso aos bens comuns, como as sementes, o ar e a água. Simbólico neste momento em que a tragédia de Mariana matou a água que fornecia a vida para muitas espécies, incluindo fauna, flora, brasileiras e brasileiros.
A seção de Debates foi dedicada a refletir sobre como a crise que afeta todo o mundo está caminhando na América do Sul. Quatro sociólogos lançam diferentes olhares sobre países como Colômbia e Venezuela, que passam por transformações importantes e avaliam como acordos e tratados como o Mercosul e a IIRSA vêm perdendo a importância ao longo do tempo.
Além disso, temos a sempre fantástica charge do Claudius Ceccon e a coluna Caleidoscópio.
Esperamos que você aprecie! Compartilhe a Trincheiras com a sua rede!
Estamos esperando por você no número 4!
Ibase
REVISTA TRINCHEIRAS #3 (ePUB 19,95 MB)
 
REVISTA TRINCHEIRAS #3 (PDF 13,73)
ANTENADO ESPECIAL- Boletim Informativo do IBase
Copyleft © 2015 * Ibase, Todos os direitos reservados.
antenado@ibase.br
Remover meu e-mail desta lista    Atualizar meu c

Nenhum comentário: