dezembro 15, 2015

CORREIO DA CIDADANIA: Após rebeliões populares de 2013, classe política brasileira acelera desconstrução da democracia; O mal estar da administração tucana; O boteco do PT; Pixadores: “o Brasil não aceita pobre revolucionário”; ‘A Petrobrás está mais orientada ao capital financeiro do que ao desenvolvimento’




Leia hoje no Correio:

Campanha


Em manchete

Descrição: Descrição: Imagem
Esses três breves eventos (manifestações de 2013, eleições de 2014 e campanha do impeachment de 2015) evidenciam, na conjuntura do triênio 2013-2015, uma questão política e social em ebulição, provavelmente não incorporada ao repertório convencional do sistema político. Há uma tensão difusa, às vezes invertida na manipulação legislativa, que aqui denominamos provisoriamente de “questão democrática”, circulando à margem de uma discussão política mais aprofundada.

Em destaque

Descrição: Descrição: Imagem
A rebelião estudantil em São Paulo é mais do que uma simples mobilização pela educação. Ela é, também, uma revolta contra este aspecto objetivo do gerencialismo neoliberal. O subtexto da mensagem que os estudantes querem passar é um sonoro “me ouça!”. Ao fim e ao cabo, o sentido geral desta mobilização é demonstrar que o bem comum e a educação pública não são como uma empresa, onde executivos e CEOs tomam decisões arbitrárias do alto de sua autoridade radicada na ideia da eficiência e da otimização dos recursos.
Leia mais...

Política

Frei Betto
Descrição: Descrição: http://www.correiocidadania.com.br/images/stories/pequenas/bancos.jpg
A crise brasileira é a crise da democracia virtual que predomina no Ocidente. Desde quando se introduziu o sufrágio universal, a suposta democracia política jamais coincidiu com efetiva democracia econômica.

Da Redação

Descrição: Descrição: Imagem
Pixadores é um documentário legítimo e soube fugir da romantização que se tornou o senso comum das últimas produções documentais. Também é inovador, por oferecer uma câmera que muitas vezes parece estar alocada no pino do jet ou nos olhos do alpinista. O enredo de 93 minutos acompanha a rotina de quatro homens da periferia que praticam surfe nos trens da CPTM, alpinismo no centro e decoram muros pela cidade de São Paulo.
Leia mais...

Descrição: Descrição: Imagem
Com a Petrobrás no centro da crise política, econômica e ética que marcou o ano de 2015 e os desdobramentos da Operação Lava Jato, seus funcionários também entraram em cena e realizaram uma greve de cerca de 20 dias, cuja negociação significou aumento de 9%, metade do que exigia a categoria. Para falar do complexo quadro, que mais uma vez sugere o desmonte privatista da empresa, conversamos com Felipe Grubba, membro do sindicato.
Leia mais...

Nenhum comentário: