dezembro 21, 2015

“Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD”

PICICA: "Este documento surgiu a partir das necessidades identificadas no acompanhamento dos territórios que estavam implantando os serviços para atendimento aos usuários de drogas e também das diretrizes apontadas em documentos nacionais e internacionais para promoção, prevenção, tratamento e reabilitação social. Somado a isso, consideramos as reflexões resultantes do Seminário Internacional de Especialistas (2012) para identificar e discutir o estado da arte das atuais políticas de saúde para tratamento de drogas, em especial o crack e do Simpósio Internacional Sobre Drogas: da Coerção a Coesão (2013), ambos em Brasília, DF.

Desta forma, os temas apresentados tem o objetivo de proporcionar o suporte necessário para a gestão do cuidado, reconhecendo as diferenças individuais e atendendo as necessidades de cada pessoa que procurar os serviços de saúde e da rede intersetorial.

  
Mensagem Eletrônica Circular Nº 153/2015 Brasília, 17 de dezembro de 2015

Para: Secretarias de Saúde de Estados e Municípios, Coordenações Estaduais e Municipais de Saúde Mental, Movimento Social de apoio a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Pesquisadores e Parceiros Intersetorias, Usuários e Familiares.

Assunto: Divulgação do Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD


Prezados(as) Senhores(as),

Ao cumprimentá-los cordialmente, anunciamos a disponibilização do “Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD” para subsídios nas atividades dos profissionais nos territórios. Foi formulado para os profissionais de saúde que atendem usuários com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas nas Redes de Atenção de Saúde do SUS, sobretudo nos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

1. Sua construção decorre do esforço conjunto entre a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (SENAD).

2. Este documento surgiu a partir das necessidades identificadas no acompanhamento dos territórios que estavam implantando os serviços para atendimento aos usuários de drogas e também das diretrizes apontadas em documentos nacionais e internacionais para promoção, prevenção, tratamento e reabilitação social. Somado a isso, consideramos as reflexões resultantes do Seminário Internacional de Especialistas (2012) para identificar e discutir o estado da arte das atuais políticas de saúde para tratamento de drogas, em especial o crack e do Simpósio Internacional Sobre Drogas: da Coerção a Coesão (2013), ambos em Brasília, DF.

3. Desta forma, os temas apresentados tem o objetivo de proporcionar o suporte necessário para a gestão do cuidado, reconhecendo as diferenças individuais e atendendo as necessidades de cada pessoa que procurar os serviços de saúde e da rede intersetorial.

4. O acesso ao GUIA AD pode ser feito através do link:
https://drive.google.com/file/d/0B-BbYa32Y5KScm5UX2dIZGV2amM/view?usp=sharing

Atenciosamente,

ALEXANDRE TEIXEIRA TRINO
Adjunto - Coordenação - Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas
DAPES/SAS/MS

Nenhum comentário: