janeiro 22, 2016

CORREIO DA CIDADANIA: Eleições municipais e a importância da política local; Vaza plano norte-americano para futura Síria; Teresa de Ávila no Brasil; Festival de besteiras; Jornalismo leviano; As reportagens sudestinas sobre a seca do Nordeste; Luta contra aumento das passagens em SP mostra o que virá em 2016





Leia hoje no Correio:

Campanha


Em destaque

Descrição: Descrição: Imagem

Olhar para a escala local pode nos fazer compensar um foco demasiado nos casos que a mídia corporativa nos direciona, tais como, por exemplo, a corrupção no governo Dilma ou mesmo o que o PT proporciona de espetáculo ao se ver como parte da corrupção ao assumir o poder. Não nos damos conta do que acontece do nosso lado.
Leia mais...

Descrição: Descrição: Imagem

Enquanto o mundo aguarda a reunião de 25 de janeiro em Genebra, quando deverá se traçar o caminho para o fim da guerra da Síria, as chancelarias trabalham ativamente. O plano prevê que Assad deverá ficar no poder até o fim do governo Obama, pois os russos não vão topar colocá-lo no ostracismo. E Obama não vai aceitar tirá-lo na marra.
Leia mais...

Política

Frei Betto
Descrição: Descrição: http://www.correiocidadania.com.br/images/stories/teresa%20de%20avila.jpg

Santa Teresa de Ávila en Brasil é a publicação bilíngue lançada em fins de 2015. O que tem de tão especial? Por que suscita tanto fascínio sobre psicanalistas, inclusive ateus? Ora, o itinerário da monja carmelita contraria toda a lógica eclesiástica.

Wladimir Pomar
Descrição: Descrição: http://www.correiocidadania.com.br/images/stories/febeapa.jpg

Faz falta um Stanislaw Ponte Preta no cenário político atual. O besteirol está à solta, na imprensa, no Congresso e em outras plagas. Na verdade, escondem o ouro, para não mostrar a cara do bandido.

Social

Frei Marcos
Descrição: Descrição: http://www.correiocidadania.com.br/images/stories/pequenas/escolas%20go.jpg

“Se o Estado possui recursos para que OSs e Polícia Militar administrem escolas, por que não investe estes mesmos recursos num projeto próprio, verdadeiramente público e democrático, de melhoria da qualidade da educação no Estado?”.

Meio ambiente

Roberto Malvezzi (Gogó)Descrição: Descrição: http://www.correiocidadania.com.br/images/stories/pequenas/microfone_falante.jpg

Por que será que Fortaleza precisou fazer campos de concentração de famélicos no século passado e hoje ninguém sequer sabe que eles existiram? Exatamente porque seca e desgraças humanitárias não são sinônimos.

Da Redação

Descrição: Descrição: Imagem
  
É essencial entender o que está acontecendo, despindo-se de ideias pré-concebidas sobre os atores em questão. Podemos começar falando sobre a cobertura da imprensa, ou sobre a violência policial. Sobre a forma como se organiza o movimento, ou sobre a tática black bloc. Ou até mesmo sobre a ausência de espaços de diálogo entre o poder público e a sociedade. O que temos de novo é o aprimoramento da repressão. O chacoalho de 2013 levou a uma escalada. E um 2014 de Copa do Mundo e um 2015 de crise também serviram para as aulas práticas dos agentes da “ordem”.

Nenhum comentário: